A tradicional Semana do Fazendeiro começa, no próximo sábado (dia 22), na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa (MG). Com o tema “Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura”, o evento prossegue até o dia 28 de julho, trazendo uma extensa programação. A Emater-MG participa mais uma vez da iniciativa, com a realização de vários cursos na área agropecuária e de bem-estar social, além da organização da 10ª Semana da Mulher Rural e da 14ª Semana da Juventude Rural. A empresa de extensão rural vem ainda com uma novidade: o 1º Encontro de Produtores de Leite da Região de Viçosa, programado para o dia 27 de julho.
Os profissionais da Emater-MG vão ministrar 37 cursos, sendo 30 da área agropecuária e sete da área de bem-estar social. O workshop “Piscicultura Ornamental: uma nova oportunidade” será feito junto a Epamig e o IMA, na segunda-feira (dia 24). Na ocasião, serão discutidos temas como a estratificação do polo de excelência em piscicultura ornamental da Zona da Mata; sanidade em peixes ornamentais: principais parasitoses e bacterioses; e biosseguridade na produção.
Já 10ª Semana da Mulher Rural será realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho. O encontro deve contar com a presença de 900 mulheres, de 46 municípios das Unidades Regionais de Viçosa, Muriaé, Cataguases, Ponte Nova, Manhuaçu e Juiz de Fora. “Nosso objetivo é valorizar o papel das mulheres na sociedade, nas famílias e no meio rural. Além de informativa, a Semana da Mulher Rural oferecerá momentos de lazer e interação, de revitalização e de apresentações culturais”, comenta o gerente regional da Emater-MG, Fabrício de Sales Alves Pinto. E para a 14ª Semana da Juventude Rural, programada para o dia 28 de julho, são esperados 160 jovens de 23 municípios das Unidades Regionais de Viçosa, Muriaé, Cataguases, Ponte Nova e Manhuaçu.
Encontro de pecuaristas
O 7º Torneio Leiteiro de Viçosa e Região é organizado em uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UFV), a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Viçosa, o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL) e o Programa Família do Leite (DZO/UFV), com o apoio do Laticínio Escola/Funarbe. O Torneio Leiteiro tem contado com a participação anual de 20 a 30 animais selecionados previamente entre os produtores de leite. As categorias incluem vacas adultas e de primeira cria, oriundas de agricultores familiares e demais produtores.
Para fortalecer ainda mais a atividade pecuária local está sendo organizado ainda o 1º Encontro de Produtores de Leite da Região de Viçosa, que vai ocorrer no dia 27 de julho, no Auditório da Biblioteca Central. O evento terá palestras técnicas e relatos de experiências de produtores. “O encontro é uma oportunidade para troca de experiências entre os produtores, técnicos, pesquisadores, professores e empresas do setor”, diz Fabrício.
Além dessas atividades, a empresa vai mobilizar ainda cerca de 20 técnicos para atuar no Plantão Técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). As atividades do Plantão, que vai tirar dúvidas dos visitantes e apresentar os projetos da secretaria, vão ocorrer durante todos os dias da 93ª Semana do Fazendeiro, das 10 às 22 horas. “Na Semana do Fazendeiro, o público tem acesso à informação técnica de qualidade, o que contribui para uma elevação da produtividade agropecuária, além da agregação de valor à produção”, afirma o gerente da Emater-MG.
Fonte: portaldoagronegocio