Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Em Formiga, secretário de Agricultura conhece ações do Serviço de Inspeção Municipal

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Em Formiga, secretário de Agricultura conhece ações do Serviço de Inspeção Municipal

O secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, esteve em Formiga, na região Oeste do Estado, nesta terça-feira (29/11), com o objetivo de conhecer o trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Criado em 2012, o SIM local possui, atualmente, 54 estabelecimentos agroindustriais registrados, fruto de um trabalho de valorização e conscientização dos produtores feito pela prefeitura municipal, por meio da de Desenvolvimento Humano, que conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O registro sanitário agrega valor e garante a segurança alimentar dos produtos.  

Durante a visita, o secretário destacou a importância de contar com o apoio dos municípios para descentralizar as ações de inspeção. “A Secretaria de Agricultura tem estimulado esse tipo de iniciativa auxiliando, a partir de políticas públicas, a análise de projetos, auditoria, fiscalização e treinamento de profissionais. O trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção de Formiga é um exemplo para outros municípios de Minas Gerais”, afirmou Thales Fernandes.  

À frente do SIM, o secretário de Desenvolvimento Humano de Formiga, Anuar Teodoro Alves, ressaltou a importância da visita do secretário de Agricultura ao município. “É fundamental que o Governo do Estado esteja junto com a gente, conhecendo a nossa realidade. A partir dessa parceria, é possível aprimorar ainda mais o que temos feito”, comenta. O próximo passo agora é o no e-SISBI, sistema eletrônico disponibilizado pelo Ministério da Agricultura para gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal, vegetal e insumos agropecuários. Com a conquista, produtores da cidade poderão comercializar em todo o território nacional. 

Legalização de produtos 

A produção de linguiça é tradição há mais 40 anos na família de Giovanni Oliveira. Registrado no SIM, ele garante que a visita da fiscalização é importante para orientar os produtores sobre as práticas sanitárias. “Às vezes estou fazendo algo errado e não sei. Precisamos acompanhar as mudanças e aprimorar cada vez mais o nosso produto”, explica.  

O casal Edmilson e Fernanda Rolindo, proprietários do laticínio “O Melhor de Minas”, agradeceu o apoio do Estado e do município aos produtores. “Quando se falava em certificação, era um grande susto. Na verdade, com o SIM ganhamos parceiros”, contam.  Atualmente, o laticínio acumula conquistas na ExpoQueijo, no Concurso CNA Prêmio Brasil Artesanal – Queijo e, mais recentemente, no 2º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo.  

Também premiado na Expoqueijo 2022, em Araxá, com medalhas de ouro e prata, o produtor Daniel Rodrigues, do laticínio “Soh Minas”, lembra que a inscrição no concurso só foi possível graças ao registro no SIM. “Com apoio e incentivo da equipe do município e dos técnicos da Emater-MG, conquistamos estes prêmios”, comemora.  

Agenda 

Durante a visita, o secretário de Agricultura esteve com o de Formiga, Eugênio Vilela, e autoridades do poder legislativo e executivo. Na oportunidade, ele conheceu agroindústrias legalizadas de embutidos, laticínios e a Fazenda Laboratório do Universitário de Formiga (Unifor). Recebido por docentes dos cursos de Agronomia e Veterinária, ele também se reuniu com o reitor da instituição, o Prof. Dr. Marco Antonio de Souza.  

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.