Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Elanco na Expoingá 2024: Melhorador de desempenho dentro do circuito de avaliação de bovinos de corte

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Expoingá 2024, uma das principais feiras agropecuárias do Brasil, sediada em Maringá (PR), contará com uma prova especial para avaliar o desempenho e a conversão alimentar de bovinos de corte. O evento, que acontece de 9 a 19 de maio, inclui a última etapa da Prova de Ganho de Peso (PGP), na qual 40 bovinos da raça Nelore, de 10 criadores diferentes, passam por uma dieta especialmente formulada para medir seu potencial genético e seu ganho de peso.

Desde a primeira edição da prova, a dieta dos animais é suplementada com RumensinTM, um melhorador de desempenho da Elanco. “O princípio ativo do RumensinTM é a Monensina, que ajuda a melhorar o metabolismo ruminal, resultando em ganhos significativos de peso e eficiência alimentar para os animais de corte”, explica Nuno Rodrigues, gerente de Marketing Premix da divisão Ruminantes da Elanco Brasil. A Prova de Ganho de Peso tem como objetivo não apenas avaliar o desempenho dos animais, mas também promover práticas que tragam mais eficiência e rentabilidade para os criadores.

A Expoingá 2024, organizada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), está em sua 50ª edição e oferece uma plataforma para que criadores e empresas do setor agropecuário apresentem suas novidades. A primeira etapa da Prova de Ganho de Peso terminou em 9 de abril, após 30 dias de confinamento com dieta específica. A última pesagem do circuito acontece na abertura do evento, em 9 de maio, com um leilão agendado para o dia 14.

Os resultados do ano passado mostraram um ganho de peso médio de 1,712 kg por animal, com variação entre 9 e 40 kg no de avaliação. O ganho médio diário geral do circuito foi de 1,867 kg, superando as expectativas dos organizadores, que previam entre 1,500 e 1,600 kg. “Essa prova mobiliza o setor da pecuária e reforça a importância do investimento em genética de qualidade”, destaca Maria Iraclézia de Araújo, presidente da SRM.

Para Nuno Rodrigues, da Elanco, a parceria com a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que contribuiu para a formulação da dieta da prova, é um prático de como a empresa trabalha para melhorar a rentabilidade dos produtores. “Trabalhamos em conjunto com agentes da cadeia de produção para oferecer soluções que tragam mais eficiência e ”, afirma.

O RumensinTM, um aditivo que compõe o balanço nutricional da Prova de Ganho de Peso, é um ionóforo de uso exclusivo para animais, com uma longa história de uso no Brasil e no mundo. Desenvolvido pela Elanco na década de 1970, o produto está no mercado brasileiro desde os anos 90 e é amplamente estudado, com mais de 6.000 publicações. “Ele promove mais carcaça com maior eficiência e economia de até 11,8 kg de matéria seca por arroba produzida”, afirma Murilo Chuba, gerente técnico da Elanco Saúde Animal.

Além da melhoria na conversão alimentar e ganho de peso, uma estratégia nutricional eficiente pode também reduzir o de abate do animal, contribuindo para uma menor emissão de metano, um gás de efeito estufa. “Essa é uma parte importante da meta global da Elanco de melhorar a produtividade e a sustentabilidade no setor agropecuário, beneficiando produtores e o meio ambiente”, conclui Murilo.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.