O Fulland, um dos principais produtos do portfólio da Satis, foi recentemente destacado em estudos que comprovam sua eficácia na estimulação da produção de substâncias de autodefesa nas plantas. Pesquisas realizadas em campo demonstraram que, ao ser utilizado na calda de aplicação, o Fulland favorece a translocação de fungicidas, promovendo uma maior concentração de ativos no terço inferior da planta de soja. Essa ação é crucial para combater o chamado “efeito guarda-chuva”, que impede que a pulverização alcance adequadamente a parte inferior da planta. Os resultados foram confirmados em uma tese de doutorado do programa de pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com base na análise de experimentos de campo.
Os pesquisadores Jefferson Lima, João da Cunha e Manoel Batista investigaram o impacto do Fulland na calda de aplicação, em conjunto com o manejo químico, para assegurar a presença de ativos no terço inferior da soja, que normalmente não é pulverizado. O estudo, realizado ao longo de duas safras (2022/2023 e 2023/2024), comparou a eficácia de três fungicidas, incluindo um amplamente utilizado no combate à ferrugem asiática. Os testes foram conduzidos aplicando os fungicidas apenas na parte superior das plantas e isolando a parte inferior, que representa 33,7% da produtividade total. Para comparação, a mesma abordagem foi realizada com a adição do Fulland à calda de pulverização.
Fabricio Porto, gerente de Inovação da Satis, destacou que a translocação equilibrada dos ativos, sem causar fitotoxidez, permite a deposição de componentes no terço médio e na parte inferior das plantas. Isso possibilita um controle mais eficaz das doenças que afetam essas áreas, antes desprotegidas pelo efeito guarda-chuva. “Essa abordagem pode melhorar a epidemiologia e a sanidade da parte inferior das plantas, resultando em índices superiores de produtividade ao final do ciclo”, complementou.
Os testes foram realizados no Campo Experimental da Satis, em Araxá (MG), e as amostras foram enviadas para análise de cromatografia líquida de alta performance no Núcleo de Pesquisas Avançadas em Matologia (NUPAM) da Unesp em Botucatu (SP). A metodologia utilizada conseguiu detectar e quantificar a translocação de ingredientes ativos fungicidas de áreas pulverizadas para áreas que antes não eram alcançadas (simulando o efeito guarda-chuva). Os resultados mostraram que, na ausência do Fulland, a translocação de fungicidas na parte inferior das plantas foi muito baixa. No entanto, com a adição do produto, a concentração de ativos aumentou em 6,6 vezes, comprovando a capacidade da solução da Satis não apenas em proteger, mas também em elevar a produção, facilitando a translocação e a absorção. De acordo com o estudo, esse efeito proporcionou incrementos de produtividade nos manejos variando entre 3% e 24%.
Fonte: portaldoagronegocio