Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Dólar tem leve queda em relação ao Real acompanhando o cenário externo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O dólar apresentou uma leve queda em relação ao real nas desta segunda-feira, alinhando-se com o comportamento da moeda norte-americana no cenário internacional. Esta será marcada pela de importantes dados de no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Por volta das 9h47, o dólar à vista registrava uma queda de 0,09%, sendo cotado a 5,1638 reais na venda. Na Bolsa de Valores brasileira (B3), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento também apresentava uma diminuição de 0,24%, cotado a 5,161.5 reais na venda.

Nicolas Borsoi, economista-chefe da Futura Investimentos, observou que esta segunda-feira é marcada por uma liquidez reduzida devido aos feriados em Nova York e Londres, o que afasta os investidores da tomada de . Ele destacou ainda que os investidores aguardam com expectativa uma série de dados de inflação no Brasil e no exterior, buscando sinais sobre a política monetária global nos próximos meses.

Na terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicará os dados de maio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Já na sexta-feira, serão divulgados os números de preços ao consumidor na zona do euro e o índice de preços de despesas para consumo pessoal (PCE) nos Estados Unidos.

Esses dados ganharão grande atenção dos mercados globais, que aguardam o início dos ciclos de afrouxamento monetário do Banco Central Europeu (BCE) e do Federal Reserve.

No cenário doméstico, o mercado também estará atento às falas das autoridades do Banco Central. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, participará de uma palestra promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), em São Paulo, enquanto o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, estará presente no evento Market Talks 1ª Edição, organizado pela Liga de Mercado Financeiro da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Além disso, destaca-se a revisão da projeção para o IPCA feita por economistas consultados no relatório Focus. Agora, os analistas preveem o índice encerrando o ano em 3,86%, em leve alta em relação à estimativa anterior de 3,80%. Já para o próximo ano, a projeção teve um pequeno aumento, para 3,75%, ante 3,74% anteriormente.

A meta para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Na última sexta-feira, o dólar à vista fechou o dia cotado a 5,1682 reais na venda, registrando uma leve alta de 0,29%. Na semana, a moeda acumulou um avanço de 1,28%.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.