Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Dólar mantém estabilidade em relação ao real em meio a instabilidade global, apesar da aprovação do arcabouço econômico

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O dólar rondava a estabilidade em relação ao real nesta quarta-feira, com a reação positiva do mercado local à aprovação do arcabouço fiscal pelo Congresso sendo compensada pela força da moeda norte-americana no exterior, após dados europeus decepcionantes e em meio a temores sobre a política monetária do Federal Reserve.

Às 9:35 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,02%, a 4,9382 reais na venda, abandonando leves perdas registradas nos primeiros minutos de negócios.

Na B3, às 9:35 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,03%, a 4,9460 reais.

A Câmara dos Deputados concluiu na véspera a votação do novo arcabouço fiscal, medida prioritária para o governo que, embora tenha conseguido vê-la aprovada, não pôde manter na proposta dispositivo que alterava o cálculo do prazo da inflação e abriria um espaço de até 40 bilhões de reais no Orçamento de 2024. Segundo Márcio Riauba, gerente da mesa de operações da StoneX, a exclusão desse dispositivo “é positiva e é o motivo que fez o dólar cair o que nós vimos agora na abertura”.

O texto do marco fiscal, que agora segue à sanção presidencial, mantém, no entanto, alteração promovida por senadores que exclui do conjunto das despesas o Fundeb e o Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Num geral, a percepção do mercado é que de, “com a agenda do governo no Congresso sendo destravada, a tendência na nossa visão é de que os ativos consigam se recuperar”, disse equipe da Guide Investimentos em nota nesta quarta-feira.

Por outro lado, no exterior, o dólar subiu para um pico de dois meses contra uma cesta de pares fortes após depois que dados de pesquisas mostraram que a atividade empresarial na Alemanha e na zona do euro caiu mais do que o esperado em agosto, levantando preocupações sobre a saúde econômica global.

“Um momento simples, com uma crise grande na Europa, a China também ali dando seus sinais de fraqueza… A moeda de porto seguro é o dólar e, com isso, o real (fica) ainda sem tantas direções claras”, disse Riauba, da StoneX.

“E os Estados Unidos (seguem) mantendo sua taxa de juros mais alta por um período prolongado… se aumentar um pouquinho mais, acaba diminuindo a diferença de juros e o dólar acaba sendo atrativo para todos os investidores”, acrescentou ele.

Juros mais altos nos Estados Unidos podem prejudicar o apelo de “carry trade” de moedas consideradas arriscadas, que é o retorno adicional que investimentos denominados nessas divisas –mais rentáveis– oferecem quando comparados a aplicações lastreadas em dólar.

Operadores aguardam agora o discurso do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, no final desta semana no Simpósio de Jackson Hole, em busca de pistas sobre a trajetória da política monetária.

Na véspera, o dólar caiu 0,84%, a 4,9372 reais na venda, recuo mais acentuado desde 24 de julho (-0,98%).

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.