Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Dólar em queda: expectativa de Selic em dois dígitos impulsiona Real

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O dólar registra uma queda em relação ao real nesta terça-feira, impulsionada pela crescente expectativa do mercado de uma taxa Selic mais elevada até o final do ano. Esta perspectiva se intensificou após declarações recentes de diretores do Banco Central e a retirada de orientações futuras na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Por volta das 10h12, o dólar à vista estava 0,35% mais baixo, cotado a 5,0871 reais na venda. Enquanto isso, na Bolsa de Valores brasileira (B3), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento recuava 0,17%, sendo negociado a 5,098.5 reais na venda.

Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital, destaca a importância das recentes movimentações do Copom: “Acho que estão todos atentos aos próximos passos do comitê, que ontem pela primeira vez esboçou alguma possibilidade de alta na Selic, o que naturalmente puxaria nosso diferencial (de juros) e favoreceria fortemente o real.”

A postura mais conservadora adotada pelo BC, em meio a incertezas no cenário nacional e internacional, reflete-se nas projeções dos analistas, que agora preveem uma Selic mais elevada até o fim do ano. Na pesquisa Focus do BC, divulgada recentemente, analistas revisaram suas expectativas, apontando para uma Selic de 10,0%, contra 9,75% anteriormente.

Uma taxa Selic mais alta torna o real mais atrativo para investimentos em estratégias de “carry trade”, onde investidores tomam empréstimos em países com taxas de juros baixas e aplicam em mercados mais rentáveis, aproveitando o diferencial de juros.

Além das expectativas internas, o mercado aguarda a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, que poderá indicar os próximos passos do banco central norte-americano em relação ao afrouxamento monetário.

No contexto externo, membros do Fed demonstraram cautela em relação à inflação, o que alimenta especulações sobre uma possível redução nas taxas de juros nos Estados Unidos ainda este ano.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.