Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Digital Influencer Rafael Martins: A importância dos pequenos produtores rurais na Hortitec

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A participação do digital influencer Rafael Martins na Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, é uma oportunidade única para os produtores conhecerem estratégias e técnicas de planejamento, que visam simplificar o cotidiano e maximizar os resultados e para conhecerem as novidades e tecnologias disponíveis para rentabilizar cada vez mais as produções. O evento, que ocorre anualmente, reúne especialistas, empresas e produtores para promover o conhecimento e a inovação no setor agrícola.

Com uma comunicação especialmente voltada para os pequenos produtores rurais, Rafael Martins conquistou uma grande ência nas redes sociais, tornando-se no compartilhamento de conteúdos técnicos e inovações para o campo. Sua participação na Hortitec, a convite da Netafim, empresa líder e pioneira em irrigação localizada, reforça seu em ajudar os agricultores a obterem melhores resultados e planejarem o futuro de suas propriedades.

O papel dos pequenos produtores rurais no Brasil é de extrema importância para a segurança alimentar do país. Mesmo enfrentando adversidades, esses agricultores respondem pela maior parte dos alimentos disponíveis no mercado interno. Boa parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros é oriunda desses dedicados profissionais. Portanto, é fundamental que estratégias e planejamentos adequados sejam adotados para evitar transtornos e prejuízos nas propriedades rurais.

Martins é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é sócio da Viçosa, onde trabalha como produtor rural, e divide suas experiências técnicas e práticas com uma audiência de mais de 150 mil seguidores em suas redes sociais.

Em publicação recente, ele conta que iniciou sua produção de quiabos em meados de 2017 e enfrentou diversos desafios até consolidar seu modelo de negócios, possibilitando o faturamento de R$ 1 milhão de reais em três anos, apenas com o cultivo de quiabo. “É muito importante ter estratégia na produção e, também, na comercialização para conseguir ter bons resultados. Nós já testamos muita coisa nesses últimos anos e formamos a maior comunidade de produtores de quiabo do Brasil”, completa.

Com mais de 1000 alunos espalhados pelo Brasil, o influenciador também se dedica a oferecer uma série de cursos técnicos para mostrar inovações e possibilidades de geração de renda em propriedades rurais.

A Netafim compartilha a premissa de produzir mais com o mínimo possível e apresenta na feira a irrigação localizada, um conjunto de soluções que podem ser aplicadas em qualquer porte de propriedade e nos mais diversos tipos de cultivos. A empresa, que surgiu – há quase 60 anos – da necessidade de produzir alimentos em um país árido e desértico como Israel, está comprometida com a sustentabilidade, a economia de recursos e a maximização da produção agrícola.

A Hortitec, que teve sua primeira edição realizada em 1994 e surgiu do ideal de um grupo de empresários que buscavam promover um evento nos moldes das principais exposições do setor agrícola no exterior, ampliou sua atuação e passou a abranger os setores de horticultura e fruticultura. Em sua última edição, em , a feira contou com a participação de aproximadamente 400 empresas e recebeu mais de 29.000 visitantes.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.