Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Dia de Campo apresenta resultados de tecnologias das startups do Cocriagro aplicadas na Smart Farm

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O dia 15 será destinado para apresentação das tecnologias para os técnicos, pesquisadores, extensionistas e convidados. No dia 16, o evento contará com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara e será aberto ao público geral, produtores, estudantes e à imprensa.

O objetivo da Smart Farm é criar um ambiente de vitrine tecnológica de soluções inovadoras para produtores rurais envolvendo startups, empresas, cooperativas e pesquisadores, que exemplifique as atividades de inovação aberta geridas pelo hub. “Entre os resultados alcançados em parcelas experimentais das startups estão o aumento de 10% do vigor no experimento da Dioxd e de incremento de13% na altura das plantas, na aplicação da Agroper”, explica George Hiraiwa, head de relações institucionais do Cocriagro.

As startups que utilizaram suas tecnologias na área são: Agritel – equipamento de telemetria no maquinário utilizado ao longo da safra; Agro365 – plataforma de gestão de propriedade; Espectro – sensores de solo; FarmGO – estação meteorológica e agricultura de precisão; Fitovision – plataforma Syslaudo para acompanhamento dos experimentos; Agroper – fertilizantes orgânicos; Dioxd – tratamento de sementes com dióxido de carbono; Soluciona Drones – startup de pulverização por drones; e EPI Cont – para gestão dos EPIs durante o manejo.

O IDR-Paraná vai apresentar tecnologias desenvolvidas em seus projetos de pesquisa e inovação, tais como a cultivar de soja convencional IPR Petrovita, apta para alimentação humana e cultivo orgânico e as cultivares de milho variedade IPR 216 e IPR 164, que apresentam baixo custo e alta produtividade. Além das cultivares, serão apresentadas tecnologias para o Manejo Integrado de Pragas (MIP) de grãos, estações agrometeorológicas compactas, bionsumos – microalgas e controle biológico, sistema autônomo para irrigação, e os aplicativos “IDR Clima”, “ClimAtlas-19”, “GID Pragas da Soja”, “IPR 212” e “IPR 216”.

Além das startups e do Instituto, as empresas Inquima e Nova também estão com experimentos de tecnologias. Para a safra de 2022/2023, que vai de novembro/22 a fevereiro/23, as empresas participantes foram Cooperativa Agroindustrial Integrada, Inquima, Laboratórios Nova e Bayer que vão fornecer os insumos para o manejo das culturas.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.