Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Desempenho exportador das carnes em setembro de 2022

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Desempenho exportador das carnes em setembro de 2022

Pela segunda vez neste ano, as exportações somadas das carnes bovina, suína e de frango ficaram aquém das registradas um ano antes. Em setembro, o total exportado, de pouco mais de 661 mil toneladas, ficou 2,33% aquém do registrado no mesmo mês de 2021.

Como da vez anterior (julho passado), a culpa não foi só da carne suína, cujo volume embarcado retrocedeu 7,38%. Os embarques de carne de frango também recuaram, apresentando redução de 6,25% sobre setembro de 2021. Ou seja: só a carne bovina permaneceu em sua franca expansão, o volume exportado registrando aumento anual de 8,57%.

No tocante ao preço, as três carnes registraram valorização. Mas enquanto o preço médio das carnes suína e bovina aumentou pouco mais de 3% (3,05% e 3,68%), o da carne de frango apresentou incremento de, praticamente, 20%.

Graças a isso, a receita cambial da carne de frango no mês registrou aumento anual muito próximo do obtido pela carne bovina: +12%. Apenas a carne suína teve decréscimo na receita (queda de 4,56% no mês), desempenho que, de toda forma, não afetou a receita global das três carnes, quase 10,5% superior à de setembro do ano passado.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.