Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Desafio logístico: Mato Grosso enfrenta déficit de armazenagem para 35 milhões de toneladas de grãos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mesmo com quebras na safra, o déficit de armazenagem de grãos continua sendo um desafio significativo para os produtores de Mato Grosso. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que, na safra 2023/24, o déficit de espaço nos armazéns deve afetar cerca de 35 milhões de toneladas de grãos.

Os analistas do Imea destacam que, com a colheita do milho da segunda safra em ritmo acelerado, a atenção se volta para a capacidade de armazenagem no estado. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a capacidade estática para a safra 2023/24 é de 49,94 milhões de toneladas, um aumento de 7,92% em relação à safra anterior.

No entanto, apesar desse aumento, a estimativa de produção para o ciclo 2023/24 é de 84,90 milhões de toneladas de grãos, uma redução de 12,68% em comparação com a temporada passada. Isso resulta em um déficit de armazenagem projetado em 34,96 milhões de toneladas, embora seja uma redução de 32,98% em relação ao ciclo anterior, ainda representa um grande desafio para os produtores de Mato Grosso.

A comercialização da soja na temporada 2023/24 avançou em maio, mas as vendas de milho estão atrasadas em 7,22 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ciclo anterior, indicando um volume maior de milho estocado. Esse atraso nas vendas, juntamente com a capacidade limitada de armazenamento, agrava ainda mais a situação.

Apesar dos investimentos em silos e silos bags nas últimas duas safras, a dificuldade de armazenamento persiste. A colheita do milho da segunda safra em Mato Grosso, até o dia 14 de junho, alcançou 21,73% da área esperada para a safra 2023/24. Os trabalhos de campo avançaram 11,03 pontos percentuais em comparação com a semana anterior e estão à frente tanto da safra passada quanto da média dos últimos cinco anos, em 13,38 e 5,96 pontos percentuais, respectivamente.

Esses números ressaltam a necessidade de soluções mais eficazes para a armazenagem de grãos, a fim de evitar perdas e garantir a sustentabilidade da produção agrícola em Mato Grosso.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.