A nova unidade foi construída segundo a melhor infraestrutura disponível em equipamentos, automação e design industrial. São 4 importantes linhas de produção: uma exclusiva para a fabricação dos produtos da Linha PAC saúde animal e três linhas para nutrição animal, sendo uma para produtos de origem animal, outra para produtos que podem conter medicamentos e a linha branca para produtos sem medicamentos.
“Indiscutivelmente, alcançamos um novo patamar tecnológico, pois nos inspiramos nos mesmos conceitos de segurança e rastreabilidade da farmacêutica humana”, destaca Otto Schumacher, diretor da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
A nova fábrica de produtos para nutrição e saúde animal faz parte do investimento de R$ 170 milhões em Jarinu pela MCassab, grupo familiar 100% nacional com faturamento anual de R$ 2,65 bilhões, que atua em vários negócios, além de ter unidades na China, América Latina e Índia.
No total, o complexo operacional de Jarinu ocupa 55 mil m2 e mais do que dobra a capacidade atual de produção e armazenamento do grupo, cuja receita bruta cresceu 70% nos últimos dois anos. “Estamos nos preparando para chegar aos 100 anos com a estrutura necessária para continuar crescendo nos mercados local e internacional com maior eficiência logística e tecnológica. Com esse investimento, planejamos crescer 20% por ano, dobrando de tamanho em cinco anos”, diz o diretor acionista Mario Sergio Cutait.
Com as novas unidades industriais, a MCassab Nutrição e Saúde Animal também dá um salto em especialidades – que já representam mais de um terço dos negócios, se dedicando ainda mais à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos de alto valor agregado e inovação. Para isso, também fazem parte do investimento modernos laboratórios de análises (para garantia da qualidade dos insumos e produtos) e de aplicação (para o desenvolvimento de novas soluções), que estão entre os mais completos e modernos do país. No total, são 2.000 m2 de laboratórios.
“Nosso compromisso é prestar ainda melhores serviços aos clientes e garantir a qualidade e segurança das nossas soluções. Nos dedicaremos ainda mais à pesquisa e ao desenvolvimento de itens específicos de alto valor agregado, alta tecnologia e desejados pelos mais exigentes clientes”. assinala Otto Schumacher.
A infraestrutura de armazenamento e logística do complexo de Jarinu também é diferenciada. Os armazéns utilizam sistemas de gestão de transportes (TMS/cockpit logístico), auditor de fretes e de armazenagem (WMS), torre de controle e suíte logística composta por agendamento de docas, gestão de pátio (YMS) e checklist eletrônico, o que possibilita roteirizar, dimensionar e programar todas as operações de forma integrada e colaborativa. O resultado final é traduzido em eficiência operacional.
“Com essa base, é possível despachar 40% da produção no mesmo dia, agilizando as entregas – até porque estamos localizados às margens de um importante entroncamento rodoviário, que liga o Sudeste às demais regiões, além da proximidade com o porto de Santos e os aeroportos de Guarulhos e Campinas”, complementa o diretor da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
O novo complexo do Grupo MCassab possibilita, ainda, a centralização de suas operações no Estado de São Paulo. “Somos um grupo nacional com presença internacional e atuação em vários negócios. Acreditamos no Brasil e investimos em nossa capacidade de produção exatamente para atender às exigências crescentes em termos de tecnologia, qualidade e segurança. O complexo operacional de Jarinu nos possibilita olhar para o futuro com muita confiança no crescimento da nossa presença no mercado”, ressalta Mario Sérgio Cutait.
Fonte: portaldoagronegocio