Os produtores e trabalhadores do campo buscam diariamente aprimorar seus conhecimentos a fim de oferecer produtos diferenciados e de qualidade, aumentando a produtividade e promovendo inovações. Contribuindo com esse processo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promove mensalmente cursos gratuitos em várias áreas.
Os treinamentos fazem parte do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). Agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura integram as ações da FPR. Já na Promoção Social, são aplicados treinamentos voltados à educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.
No mês de fevereiro serão disponibilizadas 368 capacitações em todo o Estado e diversas delas ocorrerão no Sul catarinense. Confira a programação detalhada da região no site do Senar/SC: http://www2.senar.com.br/Evento.
Um dos cursos oferecidos na região Sul durante o mês de fevereiro é o de doma racional de equídeos, que será realizado no Horas Lagoa da Serra em Araranguá no período de 1º a 7. O município de Palhoça terá, nos dias 6 e 7, no Instituto Passo a Passo, o treinamento em olericultura básica.
A capacitação em floricultura será realizada nos dias 23 e 24 no Instituto Lotus, em Paulo Lopes. Outra qualificação promovida no mês de fevereiro no período de 24 a 27 é o de cultivo de plantas medicinais na casa de Edna Thaines em Areias do Meio, no município de Governador Celso Ramos.
“O Senar/SC trabalha com foco no produtor rural e busca, constantemente, ajudar no desenvolvimento da produção alimentícia de uma maneira sustentável. São oportunidades que ajudam na parte técnica, gestão e em outros aspectos que envolvem as atividades rurais. A intensa qualificação reforça a qualidade do que é produzido em Santa Catarina e temos a grata satisfação de fazer parte desse processo por meio do incentivo à qualificação rural”, observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o setor está em expansão e avançou muito desde a mecanização até a automação e informatização. Segundo Pedrozo, a agricultura 4.0 tem grandes desafios pela frente e por isso é preciso que o produtor esteja atualizado. “Os empreendimentos rurais estão cada mais organizados e focados em produtividade com o uso de tecnologias avançadas. Nosso compromisso é seguir oportunizando essas capacitações com base em uma educação de qualidade por meio dos nossos cursos”.
Acesse o site e saiba mais: https://sistemafaesc.com.br/senar/treinamentos-e-eventos/. Para se inscrever procure o Sindicato Rural de sua região.
Fonte: portaldoagronegocio