Ao concluir o primeiro ano de integração de suas áreas de negócios, Danone Brasil cresce dois dígitos no faturamento líquido em 2022 em relação ao ano anterior e comemora a produtividade recorde de 8,1% – a maior entre as unidades da Danone pelo mundo. Alinhada à estratégia global de transformação da companhia (Renew Danone), a empresa agora opera de forma mais simples e eficiente. A meta é manter o crescimento duplo dígito até 2025, a partir do fortalecimento das marcas que são o carro-chefe da companhia, com ações que impactam diretamente o consumidor, como a campanha master brand “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”.
Esta é a primeira campanha da marca mãe da companhia no Brasil, que tem como objetivo ampliar a visibilidade de 17 marcas do portfólio e, ao mesmo tempo, valorizar a saudabilidade dos produtos e a atuação sustentável da companhia. “Queremos que o consumidor reconheça nossa linha completa com dezenas de produtos saudáveis para todas as fases da vida. A assinatura “Tudo de bom, Tudo de Bem” traduz a visão global da nossa empresa “One Planet, One Health”, segundo a qual a saúde das pessoas e do planeta estão interligadas. 98% dos nossos produtos são considerados como saudáveis para o consumo diário. E 70% da nossa base de fornecedores de leite são pequenos produtores, reconhecidos pela certificação B Corp. Portanto, quando o consumidor escolhe um produto Danone, ele está contribuindo para sua própria saúde e para o futuro do planeta”, explica Edson Higo, CEO da Danone no Brasil.
A ação promocional – que distribui prêmios aos consumidores – vai destinar recursos para pequenos produtores de leite parceiros da Danone, incluindo capacitação especializada para as práticas de agricultura regenerativa. “Temos realizado um trabalho forte de capacitação, contribuindo para o aumento de produtividade das fazendas e gerando impacto positivo em toda a cadeia de produção, valorizando o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente”, detalha Higo.
Novo modelo operacional – Com o objetivo de atuar de forma mais ágil e simplificada, a Danone unificou suas unidades de negócio no final de 2021, composto por Produtos Lácteos & à Base de Plantas e Nutrição Especializada. A nova estratégia global da companhia, Renew Danone, busca o crescimento sustentável a longo prazo. “Buscamos uma abordagem de volta ao básico com maior disciplina e foco em inovação, desempenho e investimento em marketing. Nossa performance é resultado do alinhamento entre propósito e desempenho, colocando consistentemente o consumidor e cliente no centro de tudo o que a Danone faz”, afirma Higo.
Já no primeiro ano após a integração, a Danone colhe bons resultados. “Nossos esforços estiveram concentrados em uma melhor gestão do portfólio em busca de simplificação e priorização. Focamos no que é essencial e relevante para os consumidores e para a composição do portfólio das marcas. Isso significa foco no core, com um portfólio mais enxuto, focado no que tem valor agregado e no que atende melhor as necessidades do canal e do consumidor”, detalha o executivo.
Produtividade recorde – Produtividade e eficiência também foram estratégicos para Danone Brasil no ano passado. A empresa alcançou uma produtividade recorde de 8,1%: o melhor resultado de todo o grupo. “Para isso, implantamos o projeto Milkco, de reaproveitamento de subprodutos do leite para produção e lançamento da manteiga Danone, e inauguramos uma nova linha de YoPRO na fábrica de Poços de Caldas, onde teremos uma melhor eficiência e agilidade para distribuição dos produtos”, exemplifica Higo.
A busca por uma operação integrada e simplificada também gerou bons resultados na margem operacional da empresa. “Globalmente, a Danone teve margem operacional de 12% em 2022. No Brasil, tivemos uma das melhores evoluções de margem da Danone no mundo, resultado de uma melhor gestão do portfólio em busca de simplificação e priorização. O objetivo é acelerar o crescimento focando em investimentos de marketing. Temos marcas icônicas, com espaço para expandir a atuação”, afirma o executivo.
Além de estar alinhada às necessidades e expectativas dos consumidores, a Danone aposta na inovação. Recentemente, a empresa criou duas áreas, de Business Transformation e MasterData.
“Atuamos em categorias saudáveis, em tendência e em crescimento. Por exemplo, 98% de nossos produtos são considerados saudáveis para consumo diário, pois não possuem taxas excessivas de açúcar, sódio ou gordura saturada, conforme a novas regras de rotulagem. Além disso, temos uma herança e cultura únicas – em que o empreendedorismo e a responsabilidade social e ambiental se retroalimentam. Acrescentamos esses ingredientes em um processo focado em inovação e agilidade – essa é a receita que proporcionará um crescimento sustentável para todos”, enfatiza Higo.
Fonte: portaldoagronegocio