Considerados sucessos históricos no estado, os cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), são disponibilizados mensalmente em parceria com os Sindicatos Rurais. A programação contempla diversas áreas e contabiliza cerca de 500 capacitações mensais do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). Somente no ano passado foram formadas mais de cinco mil turmas que atenderam mais de 85.700 produtores e trabalhadores do campo.
Os treinamentos visam auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. A iniciativa beneficia produtores e trabalhadores rurais que buscam aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades. A área de Formação Profissional Rural contabilizou, no ano passado, 3.978 turmas e a de Promoção Social 1.071 turmas.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, 2023 será de ampliação de investimentos em novas tecnologias, desenvolvimento técnico e científico e de fomento na produção de proteína animal. “Um dos nossos desafios é manter o produtor rural preparado para as tendências de mercado e, por isso, estamos investindo fortemente em educação e formação profissional com várias soluções para as mais diversas áreas do agronegócio. Entre elas estão os cursos gratuitos de curta duração que são muito procurados e contribuem significativamente para a melhoria da produtividade e aumento da renda dos negócios do campo”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, reforça que a entidade trabalha com diversos treinamentos em várias áreas de prestação de serviços, gestão e apoio na agricultura e pecuária, visando a segurança e o sucesso na oferta de matéria-prima para as agroindústrias com qualidade e regularidade. “As propriedades do nosso estado são reconhecidas pela excelência em organização, produtividade e desenvolvimento. Os jovens, que antes saiam para estudar e não voltavam, agora retornam para casa com novos conhecimentos para implementar inovações nos empreendimentos”.
Segundo Zanluchi, as famílias estão abertas a melhorias, inovações e investimentos em novas práticas e tecnologias. “Aliado a isso, contamos com excelentes supervisores e técnicos altamente qualificados e comprometidos com a inovação. Prova disso é o destaque que obtivemos no 3º Concurso Nacional de Vídeos de Formação Profissional Rural e Promoção Social no fim do ano passado. Dos 10 instrutores premiados no país, quatro são catarinenses e isso nos mostra que estamos no caminho certo”.
As qualificações oferecidas mensalmente apresentam técnicas para implementar novas tecnologias, melhorar a gestão dos negócios rurais e para o desenvolvimento de atividades de complementação de renda. Os cursos da Formação Profissional Rural envolvem as áreas de agricultura, agroindústria, aqüicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social, a programação inclui treinamentos nas áreas de alimentação e nutrição, artesanato, educação, organização comunitária e saúde.
Todo o cronograma atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor de cada região. Interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. Confira programação completa: http://www2.senar.com.br/Evento com especificação de carga horária, local e data.
OUTRAS OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTO
Além dos cursos de curta duração disponibilizados mensalmente, o Senar/SC promove o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). A iniciativa tem duração de dois anos e atende 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. Quem tiver interesse em ingressar em um grupo deve procurar o Sindicato Rural que atende seu município.
Outras oportunidades de conhecimento que o Senar/SC oferece de forma simples e facilitada são os cursos disponibilizados no recém-lançado Portal de Educação a Distância: eadsc.senar.com.br. Agora, os produtores e trabalhadores rurais têm à disposição uma variedade de capacitações sobre as diferentes cadeias produtivas do estado sem precisar sair de sua propriedade. São cursos gratuitos, on-line e de curta duração para facilitar o aprendizado.
O Senar/SC também oferece, de forma gratuita, os cursos técnicos da Rede e-TEC Brasil em vários polos catarinenses de forma gratuita. As vagas prioritárias são destinadas aos produtores rurais e seus familiares, além de colaboradores do meio rural. Entre formações disponibilizadas em Santa Catarina estão o Técnico em Agronegócio; Zootecnia; Fruticultura e Florestas. Informações pelo site http://etec.senar.org.br/.
Para quem busca formação superior na área do agronegócio há oportunidades na Faculdade CNA em quatro polos do Senar/SC: Braço do Norte, São Joaquim, São Miguel do Oeste e Seara.
Fonte: portaldoagronegocio