Uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, o Tecnoshow Comigo, acontece entre os dias 27 a 31 de março em Rio Verde, região sudoeste de Goiás e promete reunir grandes especialistas de renome nacional e internacional. Entre as grandes marcas do agronegócio brasileiro participantes no evento está a Pivot, líder na comercialização de sistema de irrigação e maquinários agrícolas. Além de apresentar suas tecnologias para irrigação, ela também fará uma palestra gratuita sobre soluções de energia fotovoltaica paras as mais diversas aplicações no agronegócio, especialmente para o uso de pivôs.
É que existe um grande gargalo na infraestrutura elétrica para atender ao agronegócio e isso implica em dificuldades ao produtor do agro, o campo sofre com indisponibilidade ou falhas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, explica o engenheiro eletricista e gerente geral de negócios de energia solar da Pivot, Leonardo Gadia. Ao mesmo tempo, Goiás tem boa insolação durante todo o ano. Tanto é que já está na 8º posição entre os estados que mais procuram o sistema como gerador de energia, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Ainda segundo números da Absolar, o uso da energia solar nas áreas rurais aumentou mais de 1.300 vezes em cinco anos.
“Em nossa palestra, apresentaremos os tipos de sistemas de geração de energia fotovoltaica, suas vantagens e desvantagens, além de cases com seus reais ganhos de operação e redução de custos especialmente quando ele é a fonte alimentadora dos pivôs de irrigação”, diz Leonardo Gadia, engenheiro eletricista formado pela UFG, gerentes de projetos pela FGV e gerente corporativo de energia da Pivot Irrigação e Máquinas Agrícolas. A palestra está agendada para o dia 31 de março, às 9h.
Leonardo explica que uma das opções é o pivô movido 100% a energia solar, mas este só possui disponibilidade de energia apenas enquanto o sol está disponível e está sujeito a diminuir sua eficiência em razão da aparição de sombras causadas por nuvens. Já o sistema híbrido, com gerador à diesel e energia solar, não possui interrupção em sua operação por causa de sombreamentos já que a principal fonte energética é o diesel e o gerador fotovoltaico é um complemento energético do sistema híbrido. “As placas fotovoltaicas geram uma economia em torno de 30% do consumo de diesel. Em sistemas híbridos que possuem baterias, a economia pode chegar a 85% do diesel consumido”, informa.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil terminou 2021 com 61.294 sistemas de energia solar rural instalados, que totalizaram mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência gerada, o que representa um crescimento de 49% no total de investimentos feitos neste setor em comparação ao ano anterior. Outros dados da Absolar apontam que até março de 2022, o País chegou a uma marca histórica de 14 gigawatts de capacidade instalada, potência igual a da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.
A Pivot Máquinas Agrícolas e Irrigação trabalha desde a iniciação do projeto até a instalação de equipamentos para o fornecimento de energia. “Temos soluções completas em geração de energia, desde sistemas fotovoltaicos on grid conectados à rede de energia da concessionária de energia até soluções híbridas de energia com gerador à diesel aliado com energia solar fotovoltaica e baterias quando as concessionárias de energia não conseguem fornecer energia para as fazendas”, ressalta.
No evento, a Pivot estará presente em um estande de 250 metros quadrados, onde vai apresentar também suas tecnologias para irrigação. “Apresentaremos o centro de um pivô para que o público conheça o equipamento. Montaremos uma célula de geração de energia fotovoltaica, que vem se tornando essencial para garantir a produtividade no campo, disse.
Fonte: portaldoagronegocio