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Agronegócio

Corredores verdes marítimos: a falta de preparo dos portos brasileiros

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Entretanto, um pré-levantamento realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil aponta que nenhum, dentre os avaliados no paí, tem estrutura pronta para isso.

Somente dois estão construindo essas estruturas, com objetivo de receber embarcações movidas a biometano, amônia, biogás e hidrogênio verde.

Um deles é o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, que aposta na produção de hidrogênio e amônia verdes para descarbonização do aço, fertilizantes e combustível marítimo.

“Os portos desempenham um importante papel no atingimento das metas globais de descarbonização, fornecendo a infraestrutura necessária para produção e armazenamento de combustíveis alternativos, bem como para o abastecimento da frota marítima”, defende José Firmo, CEO do Porto do Açu.

O Pacto Global da ONU no Brasil lançou nesta (26/07), no Rio de Janeiro, um grupo de trabalho com empresas privadas para impulsionar a energética dos portos e do transporte marítimo.

Entre as trinta empresas que integram o Grupo de Trabalho de Oceânicos, estão Porto do Açu, Petrobras, OceanPact, Suzano, Porto de Santos, Wilson Sons e Hidrovias do Brasil.

Rubens Filho, gerente Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global explica que o grupo tem como prioridade suprir uma lacuna do setor empresarial.

“Trazer experiências internacionais, para que o setor de maneira voluntária consiga aplicar essa descarbonização”, disse à epbr.

O mesmo levantamento da ONU aponta que 91% dos portos avaliados não dispõem de campanhas de incentivo para redução de emissões gerados pelo transporte marítimo e cerca de 67% não possuem metas relacionadas à eficiência energética e descarbonização.

Segundo o gerente, a ideia é que o GT também seja capaz de propor sugestões de políticas públicas junto ao Congresso Nacional.

Fonte: portaldoagronegocio

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