Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Controle de Parasitas na Pecuária com a Chegada das Chuvas: Dicas para Proteger seu Rebanho

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com a iminência do período chuvoso, os pecuaristas de corte devem manter uma vigilância redobrada, pois essa estação propicia o aumento significativo da população de parasitas internos e externos, como vermes e carrapatos. Segundo Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal, “as chuvas são responsáveis por criar condições ideais para a multiplicação desses parasitas, que se tornam mais prevalentes após a seca”.

“Neste momento, é fundamental que o pecuarista redobre os esforços no combate a esses parasitas, a fim de minimizar os impactos a produtividade. Carrapatos e vermes, especialmente, podem provocar uma queda acentuada na produção de leite em bovinos leiteiros e reduzir o ganho de peso em bovinos de corte, levando os animais a estresse, enfermidades e até mesmo a morte”, detalha Coutinho.

Diversos parasitas afetam a saúde dos bovinos, sendo que os carrapatos, por exemplo, geram um impacto financeiro significativo, com perdas anuais estimadas em R$ 14 bilhões para a pecuária. No total, as enfermidades causadas por todas as espécies que infestam o gado resultam em custos que ultrapassam R$ 80 bilhões por ano em tratamentos, além do tempo em que os animais ficam sem produzir leite ou ganhar peso, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Os endectocidas se mostram soluções eficazes no combate a vermes e carrapatos em bovinos, porém seu uso deve ser estratégico. É importante considerar o histórico, a categoria do animal e os principais desafios da propriedade ao escolher o mais adequado”, orienta Coutinho. Entre as soluções destacadas no mercado, as opções modernas e eficazes da Vetoquinol se sobressaem.

Uma das alternativas é o Bullmax® Premium, que contém fluazuron e eprinomectina, indicado para o controle do carrapato (Rhipicephalus (Boophilus) microplus) e das verminoses, especialmente os nematódeos gastrintestinais. Outra opção é o Contratack® Injetável, que combina fluazuron e ivermectina em sua formulação, aumentando a eficácia no combate a carrapatos, atuando como um potente inibidor de seu desenvolvimento.

Dessa forma, a Vetoquinol reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar animal, contribuindo para a das propriedades pecuárias e para a segurança alimentar da população.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.