Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Conheça os projetos de irrigação no oeste da Bahia pela Comissão Nacional de Irrigação

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Comissão Nacional de Irrigação realizou visita técnica em regiões e propriedades rurais do Oeste da Bahia, na sexta (7), para conhecer projetos e o desenvolvimento sustentável das áreas irrigadas.

Participaram das atividades o presidente da Comissão Nacional de Irrigação, David Schimdt, a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, o consultor, Bruno Marques e o assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia, Romulo Alexandrino.

“A região do oeste baiano apresenta um grande crescimento principalmente no setor agropecuário. Além disso, apresenta um enorme potencial para a agricultura irrigada“, destacou Schimdt.

Os técnicos puderam sobrevoar a região para observar o crescimento das áreas irrigadas, os sistemas de acumulação de água em piscinões e visitaram uma propriedade de algodão. “A região é conhecida pela alta qualidade e produtividade da fibra”, disse Jordana.

Eles conheceram também um perímetro de irrigação de um projeto público, no município baiano de Riachão das Neves, no médio São Francisco (BA).

A captação de água é realizada por meio de uma estação de bombeamento, levando água aos lotes por sistemas pressurizados. O projeto Nupeba possui 91 lotes familiares e 54 lotes empresariais.

A equipe visitou, ainda, projetos de irrigação em duas propriedades rurais localizadas no perímetro público de irrigação – uma produtora de banana e outra de cacau.

De acordo com Jordana, a região está se desenvolvendo para ser uma grande produtora de cacau. E já conta com um viveiro com capacidade para 500 mil mudas, sendo ampliado para dobrar a produção até o final do ano. A fruticultura é predominante no perímetro, com destaque para a banana, que ocupou 74% da área cultivada do projeto, em 2021.

“A propriedade que visitamos faz todo o processo, desde a produção do fruto, passando pelo preparo do produto, da embalagem e da distribuição para grandes redes de supermercados do Brasil”, disse Jordana.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.