O Concurso “MT Steak” do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), que irá revelar o corte bovino inovador símbolo de Mato Grosso, chegou à reta final com cinco competidores. O primeiro colocado receberá o prêmio de R$ 50 mil reais e terá o corte produzido pela indústria frigorífica.
O principal objetivo do Concurso MT Steak é promover a carne de Mato Grosso considerando os pilares da sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade.
O corte vencedor será conhecido no mês de março e irá representar o estado de Mato Grosso mundialmente. Disputam a 2ª etapa: Leonardo França da Silva, André Vitaliano Ferreira Coelho, Waldez Souza Miranda, Paulo Sérgio da Cruz e Zigomar de Oliveira Bastos.
Os cinco selecionados irão participar de um reality show onde irão apresentar os cortes de suas autorias para uma banca técnica que deverá considerar os aspectos do corte, preparo e características sensoriais.
Mas, quem são esses competidores, de onde são, com o que trabalham e como eles chegaram até o concurso do Imac? Conheça agora um pouco sobre os finalistas do MT Steak:
ANDRÉ VITALIANO – CHEF DE COZINHA
Natural de Cuiabá-MT, mas registrado em Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira Capital mato-grossense, André Vitaliano é chef e empresário, em Mato Grosso. Na infância, André já ajudava seus pais a cortar suínos e preparar linguiças. Dentro desses mais de 20 anos de estrada, o chef de cozinha conseguiu apresentar a cultura gastronômica do Estado no Senado, na Câmara Federal e na Semana Cultural de Mato Grosso. “O MT Steak veio para mostrar ao mundo a força de Mato Grosso do campo à mesa, com respeito, tecnologia de ponta, genética apurada, estética do corte e principalmente sabor, abrindo as portas do nosso estado e deixando nossa marca em cada canto do mundo. Para mim é uma honra imensurável poder contribuir e participar com este projeto”, ressaltou André Vitaliano.
ZIGOMAR DE OLIVEIRA BASTOS – AÇOUGUEIRO
Também natural de Cuiabá-MT, o açougueiro Zigomar de Oliveira Bastos aprendeu a cortar as carcaças de gado desde a infância, quando ajudava seu pai na chácara onde moravam, em Jangada, interior de Mato Grosso. “Foi meu pai quem me deu as primeiras lições sobre os cuidados com higiene, formas de desossar e separar as peças, além de ter me ensinado o básico sobre evitar desperdício”, contou.
Para Zigomar, o concurso MT Steak vai trazer relevância nacional e até mesmo internacional não somente para Mato Grosso, mas também para os participantes. “Todos seremos reconhecidos e espero, com isso, ser lembrado pelo bom trabalho apresentado. Espero ser inspiração para outras pessoas do ramo. Estou certo de que será apenas uma etapa da minha vida e que não irá terminar por aqui. Estou muito feliz por estar entre os cinco finalistas e vejo que esse concurso é uma porta para novos sonhos, publicidade e visibilidade no mundo lá fora. Somos uma grande potência e temos grandes profissionais e conhecedores de carne no Estado de Mato Grosso”, afirmou Zigomar.
PAULO SÉRGIO DA CRUZ – CHURRASQUEIRO
O churrasqueiro Paulo Sérgio da Cruz teve seu primeiro contato com a carne como ajudante de açougueiro. Atualmente já são 20 anos no universo da carne o qual tem paixão e se dedica diariamente.
“Na minha opinião o concurso MT Steak vai ser um divisor de águas na minha vida, é algo que almejo, o reconhecimento, além do valor financeiro. Quando fiquei sabendo que sou um dos finalistas, me emocionei muito, chorei muito. Já é algo muito gratificante. O MT Steak veio para valorizar ainda mais nossa carne, vai ser muito bom para nossa profissão, um meio onde precisa ser cada vez mais valorizado. Seguirei fazendo o meu melhor, com os pés no chão, acreditando no meu trabalho e buscando o primeiro lugar”, disse Paulo Sérgio.
WALDEZ MIRANDA – CHURRASQUEIRO E EMPRESÁRIO
O empresário Waldez Miranda herdou a paixão pelo churrasco do seu pai. Desde a infância ele já o acompanhava nos churrascos feitos no fogo de chão com espetos de bambu, quase sempre nas festas de santo na chácara da sua família. “Há sete anos, fiz deste prazer minha profissão, buscando aprimoramento e conhecimento em suas diversas formas. Sou formado em Gastronomia, onde ampliei mais ainda o conhecimento. Hoje, sou conhecido como “O Cara do Churrasco”. Unindo pessoas através da boa comida assim como me foi ensinado. O MT Steak para mim é uma excelente oportunidade de apresentar e mostrar nosso trabalho para todo o Brasil”, pontuou Waldez.
LEONARDO FRANÇA DA SILVA – AÇOUGUEIRO
O trabalho com a carne passou de geração em geração, e hoje, o açougueiro Leonardo França da Silva dá continuidade no que seus pais um dia começaram. “Hoje tenho orgulho por exercer essa profissão, trago com amor tudo o que aprendi e ensino com carinho os meus parceiros que iniciam nesse ramo”, agradeceu.
Leonardo disse ainda, que sua maior satisfação é levar aos clientes as melhores experiências ao saborear a carne. “O concurso MT Steak para mim, surge como uma ótima oportunidade para obter visibilidade e credibilidade para a nossa categoria, nos incentivando a buscar reconhecimento e valorização dentro da nossa profissão. Quando descobri que era um dos finalistas fiquei muito feliz em saber que tenho chances de ser um representante da minha categoria no estado de Mato Grosso”. Acrescentou Leonardo.
Acompanhe o site e as redes sociais oficiais do imac_carnedemt para saber mais detalhes de todas as etapas.
Fonte: portaldoagronegocio