Contribuir com o reflorestamento é um compromisso assumido por distintas iniciativas e entidades, sejam elas públicas ou privadas. O Projeto Faça Florescer Floresta, fruto de uma parceria entre a organização da sociedade civil SOS Amazônia e a socialtech catarinense Doare, foi criado com a proposta de incentivar a participação das pessoas na plantação de mudas no território da Floresta Amazônica através de doações individuais.
A iniciativa se compromete a plantar uma árvore a cada doação de R$ 20 em territórios no Estado do Acre, localizado no coração da Amazônia. Através de parcerias firmadas com comunidades ribeirinhas e agricultores familiares, o projeto pretende chegar a um total de 500 mil mudas plantadas até 2025.
“A gente acredita que o fortalecimento das florestas tropicais brasileiras, ameaçadas há tantos anos pelo crime ambiental, é um norte importante que deve ser compartilhado por todo mundo”, explica Ruy Fortini, CEO da Doare, que desde 2012 se engaja em projetos filantrópicos e voltados para causas socioambientais, em conexão com a iniciativa privada. “Neste projeto as pessoas podem perceber suas próprias ações impactando diretamente na realidade da Amazônia”, complementa.
O projeto funciona da seguinte maneira: a iniciativa oferece oficinas de produção de mudas em viveiros comunitários e preparo do solo com adubação verde, envolvendo as famílias cadastradas no projeto; em seguida, acontece a implantação dos Sistemas Agroflorestais ou recuperação de nascentes, priorizando a manutenção dos plantios, com visitas técnicas durante o processo; por fim, o projeto garante todo o monitoramento e a assessoria na implantação das unidades, com georreferenciamento das áreas manejadas.
Os R$ 20 das doações realizadas pelas pessoas através do site do projeto possibilitam o plantio e a manutenção das mudas, envolvendo o investimento dos viveiros (insumos e sementes, ferramentas etc), assistência técnica rural e florestal (remuneração da equipe, manutenção dos plantios e logística de deslocamento para as visitas), custos administrativos etc.
“O projeto implica em questões educacionais, com a conscientização de crianças e jovens sobre a importância do reflorestamento; sociais, com a diversificação da fonte alimentar para famílias em posição de vulnerabilidade social; econômicas, com geração de renda a partir da implantação de espécies de uso comercial; e ecológicas, por se tratar de uma ação determinante para a recuperação de nascentes e equilíbrio climático”, destrincha Ruy.
É possível realizar doações no site oficial do projeto(https://florescerfloresta.org/), contribuindo assim para uma Amazônia mais rica e mais verde.
Fonte: portaldoagronegocio