Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Como Produtores de Eucalipto Podem Economizar: Compra Coletiva e Doação de Mudas

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Produtores de eucalipto atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Silvicultura, do Sistema Faemg Senar, em São Domingos do Prata, conseguiram economizar 30% no valor do adubo ao realizarem uma compra coletiva de 22 toneladas do insumo este ano. A prática de compras coletivas já trouxe uma economia ainda maior em 2023, quando os custos ficaram até 60% abaixo dos preços praticados no mercado local. “O grupo está cada vez mais unido e mostrando que a união faz a força”, destacou o Mário das Graças.

O técnico de campo do ATeG Silvicultura, Marlúcio Silva, explicou que 23 dos 30 produtores atendidos participaram da primeira compra e, este ano, 26 asseguraram o melhor preço para o adubo, essencial para a plantação das florestas de eucalipto. “Os produtores não têm grandes áreas, por isso a demanda individual por adubo não justificava a compra direta na fábrica, mas, juntos, conseguimos comprar com um representante”, explicou.

A prefeitura local apoiou o grupo no transporte do adubo, reduzindo ainda mais os custos. O produtor Waldiney Dias da Silva participou das duas compras e aprovou a iniciativa. “Achei muito bom pela comodidade de não ter que sair pesquisando melhores preços em casas agrícolas e ainda de ter recebido em casa sem custo nenhum, com apoio da secretaria de agricultura”, comentou.

Planejamento e Manejo

A disponibilidade do insumo na quantidade e no período certo facilitou o trabalho em campo. “Consegui elaborar cronogramas com os produtores e estabelecer um planejamento para a adubação e para o próximo plantio”, destacou Marlúcio. Além disso, seguindo as orientações técnicas, os produtores compraram formicida, fundamental para o manejo da cultura, pois as formigas são a principal praga do cultivo. “Estamos conseguindo seguir o planejamento e colaborando para o desenvolvimento do produtor e da silvicultura do município”, acrescentou Marlúcio.

Distribuição de Mudas Gratuitas

Como incentivo adicional à produção, a prefeitura de São Domingos do Prata produziu e distribuiu 70 mil mudas aos participantes do grupo em 2023. Marlúcio ressaltou que as mudas eram uma demanda de muitos produtores, e a organização do grupo, juntamente com a atuação do agente de desenvolvimento rural local, João Lima, facilitou a articulação com o . “Sem a doação, eu creio que muitos produtores não teriam plantado porque as mudas têm um alto custo”, afirmou Mário das Graças Coura. Este ano, a prefeitura pretende repetir a ação, disponibilizando mudas para todos os silvicultores do município interessados.

O Programa ATeG Silvicultura em São Domingos do Prata é desenvolvido pela Associação dos Apicultores de São Domingos do Prata (AAPISPRATA) em parceria com o Sistema Faemg Senar. O programa oferece aos produtores rurais técnico, capacitação e orientação para o manejo da cultura do eucalipto, contribuindo para o aumento da produtividade e da renda das famílias.

Gerais e a Silvicultura

Minas Gerais continua liderando com a maior área de florestas plantadas do Brasil, ultrapassando os 2,1 milhões de hectares, um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior. A cultura do eucalipto representa mais de 97,3% dessa área. Entre os dez municípios com maiores áreas de florestas plantadas do Brasil, três estão em Minas Gerais: João Pinheiro (6º), Buritizeiro (7º) e Itamarandiba (9º). O principal produto é o carvão vegetal, seguido da lenha (11%) e madeira em tora (9%).

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.