Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Como o Programa Exporta Mais Brasil impulsiona o setor de bebidas em Tocantins

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na última semana, o Exporta Mais Brasil, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), concluiu mais uma rodada de negociações, desta vez no estado do Tocantins. O foco foi o setor de bebidas, durante a realização da Agrotins 2024, em Palmas. Após dois dias de intensas atividades e 90 reuniões entre 16 empresas brasileiras e sete compradores internacionais, a projeção de negócios para os próximos 12 meses ultrapassa USD 1,7 milhão.

Conhecendo a Produção Local

A equipe da ApexBrasil levou os convidados internacionais para conhecerem de perto a produção tocantinense, começando pela sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). Lá, junto com representantes do Governo do Tocantins, foram destacados os potenciais do estado, desde sua natureza exuberante até sua rica produção em diversos setores. A visita incluiu uma exposição dos itens que compõem o programa governamental “Produtos da Terra”, evidenciando a qualidade das empresas locais.

Uma visita técnica à Fazenda Retiro permitiu aos participantes conhecer a nascente da água mineral Rio Leve, reconhecida pela riqueza em silício, conhecido como o “mineral da juventude”. O proprietário da empresa, Antônio Adriano, compartilhou a história da marca e destacou a qualidade do produto. Os compradores internacionais se mostraram impressionados e emocionados com a oportunidade de conhecer uma das melhores águas do mundo.

Fechando Negócios

Durante a Agrotins 2024, foram realizadas rodadas de negócios entre as empresas brasileiras e os compradores internacionais. Marcos Antônio Ferreira, representante da Cachaça Meu Garoto, e Ana Lídia Zoni Ribeiro, CEO da Hidromel Uruçun da Amazônia, são exemplos de empreendedores que participaram das negociações.

Marcos Antônio Ferreira destacou a importância do acesso à expertise da ApexBrasil para expandir sua marca. Já Ana Lídia compartilhou sua jornada desde a pesquisa científica até o sucesso de seu produto no mercado internacional. Ambos ressaltaram a relevância do programa Exporta Mais Brasil e o apoio oferecido pela agência para alcançar o mercado global.

As rodadas de negócios resultaram em acordos promissores, com expectativa de envio dos produtos para os parceiros internacionais nos próximos dias. Este evento reforça o potencial do setor de bebidas brasileiro no mercado internacional e o papel fundamental da ApexBrasil em impulsionar as exportações do país.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.