Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Como exportação de grãos impulsiona crescimento de 5% nas movimentações do Porto de São Francisco do Sul

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A movimentação de cargas no Porto de ão Francisco do Sul, em Santa Catarina, apresentou um crescimento de 5% nos primeiros nove meses de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o balanço divulgado pela autoridade portuária, desde janeiro, o terminal catarinense recebeu 13 milhões de toneladas, contra 12,4 milhões em 2023.

As exportações de produtos agrícolas, em especial soja e milho, totalizaram 7,2 milhões de toneladas, representando 55% de toda a carga movimentada. Os principais destinos desses grãos são os paí asiáticos, com a China liderando as importações, recebendo 6,2 milhões de toneladas de soja e 1 milhão de toneladas de milho. O total de exportações, incluindo outros produtos, atingiu 7,5 milhões de toneladas.

Em relação à carga recebida, o Porto registrou 5,5 milhões de toneladas, o que corresponde a 45% da movimentação total. Os produtos siderúrgicos destacaram-se, somando 3 milhões de toneladas, seguidos pelos fertilizantes, com 1,7 milhão de toneladas.

Movimentação em setembro

No mês de setembro, o Porto de São Francisco do Sul movimentou 1,5 milhão de toneladas, sendo 800 mil toneladas referentes à exportação de grãos e 700 mil toneladas de mercadorias descarregadas, principalmente bobinas de aço e fertilizantes.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, destacou a importância do apoio do governador Jorginho Mello. “O Porto de São Francisco está preparado para acompanhar este momento significativo no cenário de exportações, e os resultados refletem os índices que estamos alcançando”, afirmou.

Cleverton Vieira, presidente do Porto, considerou 2023 um ano excepcional, ressaltando que o terminal atingiu um recorde histórico de movimentação. “Este crescimento de 5% nos três primeiros trimestres de 2024 é um marco importante para o Porto de São Francisco”, enfatizou.

Ele também apontou que o constante aumento na movimentação, acima dos índices históricos, evidencia que os investimentos realizados na gestão atual têm consolidado o terminal como um corredor logístico fundamental no Sul do Brasil.

Dados gerais do Porto:

  • Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
  • Sétimo maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral.
  • Em 2023, atingiu o recorde histórico de movimentação de carga: 16,8 milhões de toneladas, com um aumento de 33% em relação ao ano anterior.
  • Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
  • Responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e 80% da soja exportada por Santa Catarina.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.