Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Como convênio impulsiona o melhoramento genético do rebanho bovino em Santa Catarina

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um importante investimento voltado para o aprimoramento genético do rebanho bovino de corte de Santa Catarina será implementado em 2025, resultado de um convênio entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e a Associação Brasileira de Angus (ABA).

A notícia foi divulgada pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após uma reunião realizada na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na passada. Estiveram presentes a presidente da ABA, Mariana Tellechea; o médico veterinário e técnico de fomento, Mateus Pivato; o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack, Nelson Serpa; o vice-presidente Marco Antonio Vian; e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc, Antonio Marcos Pagani de Souza, e o supervisor do Senar/SC, Jean Palavro.

Os estudos para a estruturação do convênio, que definirá o valor a ser investido e as a serem realizadas em 2025, serão realizados até o final deste . A formalização do acordo entre Faesc, Senar e ABA está prevista para dezembro. Outras associações de criadores de raças como limousin e charolês também serão convidadas a participar dessa iniciativa de cooperação.

A Associação Brasileira de Angus fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça para a inseminação de vacas de criadores que integram a ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), mantida pelo Senar/SC. Desde seu início, em 2016, a ATeG no setor de gado de corte formou 69 grupos, englobando 2.100 propriedades rurais.

Para 2025, a expectativa é realizar cerca de 50 mil inseminações. Atualmente, em Santa Catarina, aproximadamente 40% das inseminações são realizadas com a raça angus, enquanto 60% correspondem a outras raças de bovinos de corte. O método adotado será a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), utilizando sêmen de touros com avaliação genômica de alta performance.

O presidente Pedrozo anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos de IATF para os criadores, além de fornecer o sêmen e a de obra necessária. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte em Santa Catarina”, afirmou.

Pedrozo ressaltou que o gado angus, originário da Europa, é uma das melhores raças bovinas para a produção de carne, destacando características como fertilidade, facilidade de parto, materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.