Companhia líder do mercado brasileiro de bioinseticidas à base de baculovírus, para controle de lagartas na agricultura, a AgBiTech será destaque da edição 2023 da Algar Farming Show. O evento, na cidade de Uberlândia, de 17 a 19 de maio, reunirá expositores de diferentes segmentos do agro, da indústria de máquinas e automóveis até empresas de inovação. A AgBiTech mostra no local sua linha de soluções para manejo de lagartas de alta complexidade no campo brasileiro.
Há seis safras no Brasil, e à frente de um amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, focada no manejo biológico das lagartas Helicoverpa spp, Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens, além da recém-detectada Rachiplusia nu, entre outras, a AgBiTech leva para o evento as soluções Cartugen®, Armigen® e o atrativo alimentar para mariposas Chamariz® (conceito ‘atrai e mata’).
“Tais tecnologias tornaram-se estratégicas para reduzir a exposição de lavouras e a severidade dos danos de lagartas. Utilizados isoladamente ou associados a inseticidas químicos, Armigen® e Cartugen® permitem reduzir de 70% a 90% as populações das lagartas de manejo mais complexo”, exemplifica Pedro Marcellino, diretor de marketing da AgBiTech.
O engenheiro agrônomo Marcelo Lima, gerente técnico, acrescenta que as lagartas Helicoverpa spp, Spodoptera frugiperda e Rachiplusia nu, sobretudo, têm avançado com severidade sobre biotecnologias de última geração de milho e soja. “A introdução de bioinseticidas à base de baculovírus da companhia ao manejo do produtor constitui uma alternativa segura, eficaz e de relação custo-benefício favorável ao longo da safra”, acrescenta Lima.
De acordo com os executivos, a AgBiTech mantém na cidade de Dallas, Texas (EUA), a maior fábrica de bioinseticidas à base de baculovírus do mundo, cuja produção atende à demanda crescente dos países agrícolas. No Brasil, frente ao bom desempenho de seus produtos nas lavouras, a companhia assumiu o topo do mercado de biolagarticidas, com share médio de 49%. Os dados são da consultoria Kynetec, uma referenciada em pesquisas para o agronegócio.
Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA).
Fonte: portaldoagronegocio