Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Como a tecnologia está revolucionando a produção de jabuticaba em Hidrolândia

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os avanços tecnológicos aplicados ao campo têm trazido resultados positivos para os produtores rurais de Goiás, com o apoio técnico da Emater. Um exemplo claro desse progresso é a Chácara José Teodoro, localizada em Hidrolândia, que, sob a orientação dos especialistas da Emater, tem investido em soluções inovadoras para ampliar seu pomar de jabuticabas, incrementar a produção e, consequentemente, a renda familiar.

Na propriedade, o produtor Edilson Teodoro implementou um sistema de irrigação suspenso, que substituiu o método tradicional de irrigação terrestre. Com o acompanhamento da Emater, a nova tecnologia permitiu que o produtor controlasse a produtividade das árvores, garantindo uma colheita escalonada ao longo das estações e prolongando o período de visitação de turistas. “Se não fosse o sistema controlado, perderíamos muito, já que todas as jabuticabeiras frutificariam ao mesmo tempo, encurtando o período de turismo”, afirma Edilson.

A principal fonte de renda da Chácara José Teodoro vem do turismo rural, que atinge seu pico entre setembro e novembro, durante a temporada de jabuticaba. Turistas de todo o Brasil visitam a propriedade em busca da fruta e de seus derivados. Somente em 2023, a receita gerada nos meses de colheita superou os R$ 100 mil, valor que foi reinvestido em tecnologia, irrigação e adubação do pomar.

Clenon Aguiar de Magalhães, analista de desenvolvimento rural da Emater em Hidrolândia, ressalta que o trabalho da entidade com os produtores locais visa melhorar a qualidade das plantas e fortalecer o turismo na região. “Os turistas consomem as jabuticabas direto do pé e aproveitam a estrutura de lazer da fazenda. Os produtores, por sua vez, ampliam suas vendas, oferecendo produtos como frango, queijo, ovos e mudas”, explica Clenon.

O pomar da Chácara José Teodoro teve início há 60 anos, com José Teodoro, patriarca da família. “No começo, ninguém acreditava no sucesso, mas meu pai persistiu. Ele plantou as primeiras jabuticabeiras sozinho e sempre sonhou em aumentar a produção. Hoje, temos mais de 1.600 pés de jabuticaba”, conta Edilson. Ele ressalta que, nos últimos três anos, o apoio da Emater foi fundamental para aprimorar as técnicas de irrigação e adubação.

“A jabuticaba é nosso maior patrimônio. Saber que posso contar com a assistência técnica me traz tranquilidade. Sozinho, eu não teria conseguido alcançar esses resultados. A Emater transformou a nossa fazenda, e nos mantemos sempre atualizados com as inovações do setor”, conclui o produtor.

A temporada da jabuticaba, que se iniciou no final de agosto, vai até meados de dezembro. Durante esse período, a Chácara José Teodoro está aberta diariamente ao público. Aos finais de semana, a procura aumenta, e os visitantes pagam R$ 35 para aproveitar o pomar, saborear as jabuticabas e desfrutar das áreas de lazer da fazenda. Além disso, a propriedade oferece serviços de restaurante, lanchonete e comercializa produtos artesanais e alimentícios feitos no local.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.