Fatores como alta rotatividade, escassez de mão de obra e necessidade de melhorar a produtividade das equipes incentivam as empresas a buscarem por treinamentos em inteligência emocional. Na suinocultura, essa necessidade também é latente. O XVI Congresso de Reprodução Suína, Dr. Santiago Martín Rillo, programado para os dais 28, 29 e 30 de marco de 2023, em Foz do Iguaçu – PR, aprofunda o tema. O pré-congresso, a ser realizado no dia 28 de março, das 8h às 12h, tratará do “Impacto da inteligência emocional e o perfil comportamental nos resultados produtivos da suinocultura”.
O pré-congresso será ministrado por um time de três especialistas: Estevão Lopes e Angela Honigmann, especialistas em desenvolvimento humano ligados à Florida Christian University (FCU), instituição referência mundial no assunto. Eles também são especialistas na ferramenta de perfil comportamental SOAR. A médica veterinária e especialista em desenvolvimento humano, Andréa Silvestrim, escritora do livro Mulheres Extraordinárias, também interage no evento que antecede o XVI Congresso de Reprodução Suína.
Conforme Estevão Lopes, que é professor na FCU, o ponto central do pré-congresso é oferecer ferramentas para a inteligência emocional e o perfil comportamental das equipes, e com isso impactar num melhor resultado nas granjas. “As pessoas que conseguem gerenciar melhor as suas emoções e entendem que há diferentes perfis comportamentais, alcançam resultados muito melhores”, afirma.
Após o trabalho envolvendo a inteligência emocional e o perfil comportamental dos profissionais, a produtividade chega a aumentar entre 30% a 40%, afirma Estevão Lopes, com base em sua experiência de mais de dez anos na área. “A pessoa reconhece seu perfil comportamental e o de seus colegas, consegue gerenciar suas emoções, melhora o relacionamento e os resultados são fantásticos”, afirma. “Especialmente na suinocultura, sabemos que o sentimento do ser humano acaba passando para os animais, pois estamos trabalhando com vidas”, enfatiza Estevão Lopes.
Já o gestor que consegue identificar o perfil comportamental de sua equipe, consegue fazer uma alocação melhor das pessoas dentro do processo e, automaticamente, impulsiona os resultados produtivos. “Uma pessoa com problemas pessoais, por exemplo, quando não sabe gerenciar suas emoções, acaba levando para o trabalho e isso reflete em todo o processo”, argumenta.
“Trabalhamos com gerenciamento das emoções para alavancar resultados”, completa Lopes.
As pessoas que passam por programa como este tem resultados como:
- Maior comprometimento e engajamento com o negócio;
- Conseguem gerenciar melhor suas emoções diante de problemas e desafios;
- Assumem-se sua autorresponsabilidade;
- Comunicam-se melhor;
- Tornam-se mais flexíveis diante dos desafios e dos comportamentos dos outros;
- Maior retenção de mão de obra.
“Trabalhamos o profissional além do trabalho, trabalhamos o ser humano de forma sistêmica”, finaliza Estevão Lopes.
Sobre o Congresso
O XVI Congresso de Reprodução Suína, Dr. Santiago Martín Rillo é um evento exclusivo de reprodução suína que acontece de forma itinerante em várias partes do mundo. Reúne os principais nomes da ciência, da produção e da indústria para tratar dos avanços genéticos e sua aplicação nas granjas. Em 2023, será realizado nos dias 28, 29 e 30 de marco de 2023, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Público
O Congresso é voltado para: Suinocultores, Veterinários, Gerentes e funcionários de granjas e/ou centros de inseminação, Consultores, Estudantes envolvidos no Agro. Enfim todos os profissionais envolvidos na suinocultura. Ao concluir todo o Congresso, os participantes receberão Certificado de Participação para agregar valor à sua trajetória profissional.
Como se inscrever?
Você pode inscrever-se enviando um e-mail para congreso@kubus.es, dtecnico@consuitec.com.br, ligando para (+55) 55 3833-2510 ou (+55) 19 997788 7262 (Brasil) ou acessando o site www.congresoreproduccion.com
Fonte: portaldoagronegocio