Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Como a BP Bunge reduziu os incêndios em 63% com programa inovador

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O agronegócio brasileiro tem se destacado no cenário global pelo uso crescente de tecnologias que, além de impulsionar a produtividade, priorizam a sustentabilidade das operações. Um exemplo significativo é o programa Brigada 4.0 da BP Bunge Bioenergia, uma das principais empresas do país nos setores de açúcar, etanol e bioeletricidade. Com foco na digitalização, o programa tem sido essencial na detecção e combate a incêndios nos canaviais da empresa, que atuam em cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Entre 2020 e 2023, a BP Bunge registrou uma redução expressiva no número de incêndios, passando de 508 casos em 2020 para apenas 185 em 2023, o que representa uma diminuição de 63,58%. A área queimada também apresentou uma queda significativa, de 37.327 hectares em 2020 para 8.059 hectares em 2023, totalizando uma redução de 78,4%.

O programa, que já recebeu investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, é estruturado em três pilares principais: práticas preventivas, detecção rápida e combate ágil. Utilizando um sistema de monitoramento por satélite, a iniciativa alerta sobre condições climáticas propensas à propagação de focos de incêndio. Além disso, câmeras térmicas de alta definição, instaladas em torres de observação, permitem a detecção precisa de incêndios, com monitoramento contínuo realizado pela central SmartHub, que integra recursos da indústria 4.0 e acompanha em tempo real todas as operações da companhia.

Para Rogério Bremm, Diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia, os resultados alcançados são significativos, contribuindo para a evolução da empresa em diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável. “Esses dados evidenciam ganhos em excelência operacional e performance dos negócios, mas os benefícios vão além disso. Estamos promovendo mais segurança para as pessoas em nossas operações e nas comunidades, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e os danos à biodiversidade”, destaca o executivo.

A estrutura de combate a incêndios da BP Bunge é complementada por 97 caminhões-bombeiro com jatos de água automatizados, 16 caminhões-pipa, 12 caminhões-tanque e uma equipe de 1.050 colaboradores treinados como brigadistas. A empresa também realiza campanhas de conscientização, tanto internas quanto externas, para maximizar a segurança de colaboradores e comunidades, especialmente durante o inverno, quando o risco de incêndios é maior devido à baixa umidade.

Brigada 4.0 como Parte da Transformação Digital

As iniciativas do Programa Brigada 4.0 fazem parte de um projeto mais amplo de transformação digital que a BP Bunge vem desenvolvendo nos últimos anos, visando eficiência operacional, aumento da produtividade, redução de custos e processos sustentáveis. Um dos destaques desse projeto é a conectividade rural, possibilitada pela instalação de 98 torres 4G, em parceria com a TIM, que proporcionam acesso à internet a 3 milhões de hectares nas regiões de atuação da empresa. Essa iniciativa é considerada o maior projeto de conectividade rural do Brasil e beneficia mais de 105 mil pessoas em 46 municípios, incluindo 65 escolas, sendo 53 delas públicas.

“A ampliação do acesso à internet possibilitada pela conectividade no campo tem potencializado o uso de tecnologias já existentes, aumentando a agilidade e a precisão nas operações e melhorando o acesso a dados em tempo real. Com isso, observamos ganhos significativos também nos processos de prevenção e combate a incêndios, como demonstram nossos indicadores”, conclui Rogério Bremm.

Estrutura de combate a incêndios da BP Bunge inclui caminhões-bombeiro equipados com jatos de água automatizados e controlados por joystick

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.