Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Comercialização de Soja em Alta no Brasil e USDA Prevê Menor Plantio nos EUA

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A recente valorização do dólar em relação ao real e a recuperação parcial dos contratos futuros em Chicago beneficiaram as negociações de soja no Brasil. Produtores aproveitaram os aumentos e aceleraram as vendas, tanto no mercado disponível quanto de forma antecipada. No cenário internacional, destaca-se o relatório de plantio nos Estados Unidos, que apresentou uma área abaixo das expectativas do mercado.

Segundo dados coletados pela Safras & Mercado até 5 de julho, a comercialização da safra 2023/24 de soja no Brasil abrange 71,8% da produção projetada. No relatório anterior, com dados de 10 de junho, esse número era de 64,6%. No mesmo período do ano passado, a negociação envolvia 66,1%, e a média de cinco anos para o período é de 76,7%. Com uma safra estimada em 149,7 milhões de toneladas, o total de soja já negociado é de 107,46 milhões de toneladas.

Considerando uma safra mínima hipotética de 149,7 milhões de toneladas, a Safras projeta uma comercialização antecipada de 14,6%. No mesmo período do ano passado, a comercialização antecipada era de 11,1%, e a média para o período é de 20,6%. No relatório anterior, o número era de 9,9%.

Plantio nos EUA

A área plantada com soja nos Estados Unidos em 2024 deverá totalizar 86,1 milhões de acres, conforme o relatório de área plantada do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado em 28 de junho. A previsão indica um aumento de 3% em relação ao ano anterior, mas ficou abaixo da expectativa do mercado, que era de 86,86 milhões de acres. No relatório de intenção de plantio divulgado em março, a previsão era de 86,51 milhões de acres.

No ano passado, os produtores americanos plantaram 83,6 milhões de acres com a oleaginosa. Segundo o USDA, 24 dos 29 estados produtores deverão aumentar ou manter o plantio. Os estoques trimestrais de soja em grão dos Estados Unidos, na posição de 1º de junho, totalizaram 970 milhões de bushels, representando um aumento de 22% em comparação com o mesmo período de 2023.

O número ficou acima da expectativa do mercado, de 957 milhões de bushels. Do total, 466 milhões de bushels estão armazenados com os produtores, um aumento de 44% em relação ao ano anterior. Os estoques das fazendas somam 504 milhões de bushels, com alta de 6%.

: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.