Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Colíder recebe a 10ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade com avaliação de 520 animais

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No dia 27 de agosto, Colíder (MT) foi o cenário da décima etapa do Circuito Nelore de Qualidade. Esta foi a oitava etapa do campeonato realizada no Brasil neste ano e ocorreu nas instalações da Friboi, com a colaboração da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). O evento, que conta com o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, integra a 26ª edição do maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas globalmente.

Durante a etapa, foram avaliados 520 animais, provenientes de seis pecuaristas. Entre os avaliados, estavam 306 machos não castrados e 214 fêmeas, todos terminados em confinamento. Os machos e fêmeas que se destacaram pela boa cobertura de gordura na carcaça foram os grandes protagonistas do evento.

Desempenho dos animais

Entre os machos avaliados, 65% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma idade aproximada de 2 anos. Destes, 63% exibiam cobertura de gordura mediana ou uniforme, com um peso médio de 22 arrobas. No grupo das fêmeas, 88% possuíam até 2 dentes incisivos permanentes, e 48% tinham dentição de leite , sinalizando menos de 2 anos de idade. Dessas, 89% tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme, com um peso médio de 15 arrobas.

Premiações destacam os melhores lotes

O prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Machos foi concedido a Edras Soares, da Fazenda Teles Pires I, localizada em Nova Canaã do Norte/MT, que recebeu a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi para Rodrigo Naves Aguiar, da Fazenda Belas Artes, de Sinop/MT, enquanto José Adalberto Figueiredo Pirajá, da Fazenda Vale Formoso, em Colíder/MT, conquistou a Medalha de Bronze.

No segmento de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, Vanessa Cristina Strapazzon, da Fazenda Rio Pequeno II, de Marcelândia/MT, recebeu a Medalha de Ouro, além da Medalha de Ouro Branco pela qualidade e uniformidade de seus animais. A Medalha de Prata foi para Hélio Pereira de Morais Filho, da Fazenda Guimarães, em Lucas do Rio Verde/MT, e José Adalberto Figueiredo Pirajá, da Fazenda Vale Formoso, em Colíder/MT, obteve a Medalha de Bronze.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.