Um número maior de intervalos de tempo firme entre as chuvas ajudou a colheita da safra 2022/23 de soja a tomar impulso em vários estados do Brasil na semana passada, com destaque para Mato Grosso. Levantamento da AgRural mostra que 17% da área cultivada no país estava colhida até quinta-feira (09), contra 9% uma semana antes e 24% no mesmo período do ano passado.
No Rio Grande do Sul, que tem calendário mais tardio e onde ainda não há colheita, as lavouras seguem perdendo produtividade devido ao calor e à irregularidade das chuvas. Nos demais estados do país, por outro lado, a expectativa é de rendimentos muito bons.
Plantio da safrinha salta para 25% no Centro-Sul, mas PR preocupa
O plantio da safrinha de milho 2023 teve um bom avanço na semana passada, puxado pelo ritmo mais forte de Mato Grosso. De acordo com dados da AgRural, 25% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil estava semeada até quinta-feira (09), contra 12% uma semana antes e 42% no mesmo período do ano passado.
De um modo geral, os produtores ainda têm tempo para tirar o atraso do plantio até o fim de fevereiro ou meados de março (dependendo das janelas locais de semeadura). Há preocupação, porém, no sudoeste e no oeste do Paraná, onde o atraso é muito grande e o plantio dificilmente será feito dentro da janela, já que há previsão de mais chuvas para essas regiões.
Milho verão
A colheita do milho verão 2022/23, por fim, atingiu na quinta-feira (09) 14% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 10% na semana precedente e 23% um ano atrás. Além dos três estados do Sul, Goiás também já está colhendo.
Fonte: portaldoagronegocio