O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório semanal de acompanhamento de safras nesta segunda-feira (9), trazendo as primeiras atualizações sobre a colheita de milho. Atualmente, 5% da área destinada ao cereal já foi colhida, superando os 4% registrados no mesmo período do ano passado e a média de 3% das últimas cinco temporadas.
O estado do Texas, conhecido por iniciar o plantio mais cedo, lidera com 75% da colheita já concluída. Em contraste, Iowa ainda não tem uma área significativa colhida, enquanto Illinois e Indiana têm, respectivamente, 2% e 1% da área colhida.
No que diz respeito à qualidade das lavouras de milho, 64% estão classificadas como boas ou excelentes, uma leve queda em relação aos 65% da semana anterior, mas ainda acima dos 52% do mesmo período do ano passado. Além disso, 24% das lavouras encontram-se em condições regulares e 12% estão classificadas como ruins ou muito ruins.
Para a soja, a porcentagem de lavouras classificadas como boas ou excelentes permaneceu em 65%, idêntica à da semana passada e significativamente superior aos 54% do mesmo período do ano passado. Atualmente, 25% das lavouras de soja estão em condições regulares, e 10% são consideradas ruins ou muito ruins.
O relatório do USDA destaca um avanço significativo na colheita do milho e uma manutenção estável na qualidade das lavouras, tanto de milho quanto de soja, evidenciando um cenário promissor para a atual temporada.
Fonte: portaldoagronegocio