É o que indica o levantamento semanal de SAFRAS & Mercado, mostrando avanço de 6 pontos percentuais em relação à semana passada, quando os trabalhos estavam em 74%. A colheita está abaixo de igual período do ano passado (83%), e abaixo da média de 5 anos para o período (85).
Assim, já foram colhidas 53,07 milhões de sacas de 60 quilos de uma safra total estimada por SAFRAS & Mercado de 66,65 milhões de sacas para 2023/24.
Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita de café no Brasil segue em bom ritmo, favorecida pelo tempo predominantemente seco em boa parte das regiões produtoras de café do país. “A exceção ficou por conta de chuvas na faixa leste da região Sudeste, o que acabou atrapalhando um pouco o andamento dos trabalhos de colheita e secagem nas Matas de Minas e no Espírito Santo”, aponta Barabach.
A colheita de arábica compreende 72% da safra, ficando abaixo de igual época do ano passado, quando alcançava 77%, e da média dos últimos 5 anos, com 80% completados. “O perfil da safra de arábica segue positivo, tanto em termos de produtividade como também na questão de granação e bebida”, indica o consultor.
Já os trabalhos com conilon se encaminham para a parte final, com 93% da safra colhida, ficando pouco abaixo dos 94% colhidos em igual época do ano passado e dos 98% colhidos em média nos últimos 5 anos.
Fonte: portaldoagronegocio