Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Coffee Of the Year 2022 tem 16 produtores atendidos pelo ATeG Café+Forte nas Matas de Minas e Caparaó

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Coffee Of the Year 2022 tem 16 produtores atendidos pelo ATeG Café+Forte nas Matas de Minas e Caparaó

Das 150 amostras de café arábica selecionadas no concurso Coffee Of the Year (COY) 2022, 106 são de Minas Gerais. E também tem café mineiro na lista dos 30 canéforas, da competição, são quatro no total. Dezesseis desses concorrentes ao título de melhor café do Brasil são produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial -ATeG Café+Forte do Sistema Faemg Senar, na regional de Viçosa. 

A região das Matas de Minas e Caparaó estará bem representada por produtores experientes e por jovens como os irmãos Fabiano e Josiane Diniz, de Manhuaçu. 

A família, que também é finalista do Cupping ATeG Café+Forte, concurso do Sistema Faemg Senar, está em um ano campeão. 

Os Diniz já ganharam três prêmios no concurso municipal, com a maior pontuação do concurso, que, segundo Fabiano, foi de 90,5 pontos. Josiane e a mãe Claudineia também ficaram entre as melhores no 2º Cupping Leilão da Associação das Mulheres do Café das Matas de Minas e Caparaó (Amuc). 

Os resultados do Coffee Of the Year e do Cupping ATeG serão divulgados na Semana Internacional do Café que acontece de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte. Além desses concursos o café Alto da Serra será finalista nos concursos da Abic, Golden Cup, da Fair Trade. “Estamos muito esperançosos”, comentou Fabiano.

No ATeG Café+ Forte a família é atendida pela técnica de campo Jéssica do Carmo, e assim como ela, todos os técnicos e supervisores do Programa se sentem realizados com o sucesso dos produtores nos concursos. O técnico de campo Michel Silva, que acompanha um grupo em Espera Feliz e tem três produtores na lista do Coffee of the Year: Maria Aparecida Barroso dos Santos, Renato Barroso Assunção e Alípio Assunção.

“Fico muito satisfeito os vê-los se destacando no cenário nacional porque vemos o esforço, esmero e dedicação de cada um na busca pela qualidade. Esses produtores fazem um café bom porque gostam de entregar o melhor produto para o consumidor que vai ter certeza de estar tomando um café preparado com amor”, comentou Michel. 

Para o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, os produtores selecionados no COY terão excelentes oportunidades de comercialização e uma grande vitrine para seus produtos na SIC.

“Para nós é uma honra ver nossos produtores evoluindo e figurando entre os finalistas do COY. Isso mostra que o nosso trabalho está surtindo efeitos e os produtores além de melhorar custos e produtividade, também estão melhorando a qualidade e, com isso, agregando valor aos produtos. Muitos que só vendiam localmente estão com a mente aberta para novos negócios e isso mostra a evolução no conceito que eles estão adotando”.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.