Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Cocamar planeja inaugurar em 2027 uma das maiores plantas de esmagamento de soja do Brasil

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que iniciou o esmagamento de soja em 1979 com a implantação da primeira planta de cooperativismo no Paraná, anunciou a construção de uma nova unidade industrial em Maringá (PR). Com previsão de conclusão para 2027, a nova estrutura terá uma capacidade inicial de processamento de 5 mil toneladas de grãos por dia, com possibilidade de ampliação para 7,5 mil toneladas. Esse empreendimento posicionará a cooperativa como uma das maiores esmagadoras de soja do país, ampliando em 70% a capacidade de esmagamento atual.

Expansão da infraestrutura e melhorias no parque industrial

A construção da nova planta faz parte de um projeto de reestruturação do parque industrial da Cocamar, iniciado nos últimos anos. Esse processo incluiu a ampliação das instalações de recebimento das safras e o aumento da capacidade de armazenamento de grãos, que hoje soma 2,8 milhões de toneladas. A nova unidade também permitirá à cooperativa expandir sua capacidade de neutralização de óleo, de 200 mil para 350 mil toneladas por ano, além de aumentar a produção de biodiesel.

Para garantir o escoamento da produção de farelo e óleo, será necessário construir um novo terminal rodoferroviário e expandir a capacidade de armazenamento de farelo, além de melhorar o pátio de triagem para atender ao aumento no fluxo de caminhões. O conjunto de investimentos, que supera R$ 1,5 bilhão, conta com recursos provenientes, em parte, de um financiamento obtido junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Modernização e impacto econômico

Divanir Higino, presidente executivo da Cocamar, destacou que esse é o maior projeto da história da cooperativa, não apenas pela magnitude da infraestrutura, mas pela modernização das operações industriais. Com a ampliação da capacidade de esmagamento, a cooperativa pretende gerar mais renda para seus quase 20 mil cooperados, dos quais 70% são pequenos produtores. Esses cooperados são atendidos por uma rede de 115 unidades operacionais espalhadas por diversos estados do Brasil.

Durante os dois anos previstos para a execução da obra, a Cocamar contratará mais de 1,5 mil trabalhadores, além de contar com a colaboração de centenas de prestadoras de serviços, muitas delas localizadas na própria região.

Aumento da competitividade no setor

O projeto também visa tornar a Cocamar mais competitiva na cadeia de produção de soja. Com a nova planta, a cooperativa será capaz de processar grande parte da soja entregue por seus cooperados no Paraná. Para a safra 2024/25, a previsão é receber 2,75 milhões de toneladas de soja, volume que deve superar 3 milhões de toneladas em 2027, quando a capacidade de esmagamento permitirá processar cerca de 50% dessa produção.

Além disso, a nova planta ajudará a otimizar o uso de armazéns, liberando espaço para acelerar a captação da safra junto aos cooperados no início do ano.

Inovações tecnológicas e sustentabilidade

Com um enfoque em sustentabilidade, a nova planta da Cocamar terá uma série de inovações que reduzirão o consumo de recursos naturais. Estima-se que a unidade irá consumir 230 milhões de litros a menos de água por ano em comparação com uma planta convencional de mesma capacidade de produção. Além disso, o projeto será mais eficiente no uso de vapor, solventes e biomassa, e não gerará efluentes, o que reforça o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade ambiental.

Conclusão: Um marco para o setor de soja no Brasil

A construção dessa nova planta de esmagamento de soja consolidará a Cocamar como um dos maiores e mais inovadores players do setor. Ao aumentar a capacidade de processamento e aprimorar a sustentabilidade de suas operações, a cooperativa não só reforça sua competitividade, mas também estabelece novos parâmetros para o setor de esmagamento de soja no Brasil, com um impacto significativo na economia e no meio ambiente.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.