A Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quarta (14), reunião para discutir, dentre outros assuntos, a participação do setor florestal na política de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa.
Na reunião, conduzida pelo presidente da Comissão, Moacir Reis, e a assessora técnica, Eduarda Lee, os membros da debateram os resultados da participação da CNA na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27) e os desdobramento das ações para o próximo ano. Também foram abordadas diversas oportunidades relacionadas ao mercado de carbono durante a reunião.
Ainda no encontro, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) apresentou informações referentes ao levantamento de dados do setor florestal no estado e geração de relatórios, relacionados principalmente à custos de produção e rentabilidade.
De acordo com dados do Instituto, o estado de Mato Grosso conta com cerca de 194 mil hectares de florestas plantadas, que se dividem principalmente em eucalipto, teca e seringueira.
Os membros falaram também sobre pautas e ações prioritárias para o setor em 2023, como a articulação para aprovação de projetos de lei de interesse dos produtores, pagamento por serviços ambientais, estruturação de informações e marketing positivo.
Fonte: portaldoagronegocio