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Agronegócio

Clealco supera 80% de dívida e alcança aumento de 70% na moagem de cana-de-açúcar

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O Grupo Clealco alcançou um marco definitivo em seu processo de reestruturação, com o closing de uma relevante transação já homologada nos autos de sua recuperação judicial. A negociação garantiu valor suficiente para solucionar cerca de 80% do passivo em recuperação judicial do Grupo, e ainda a manutenção da capacidade produtiva da empresa sem a necessidade de venda de nenhuma UPI (Unidade Produtora Independente). Após um período inicial de carência, a companhia sucroenergética terá aproximadamente cinco anos para restituir o montante obtido.

Com a transação, a alavancagem financeira da empresa fica reduzida de forma significativa. O CEO do grupo, Gustavo Henrique Rodrigues, destaca que “a trajetória recente de superação da Clealco entrará para a história do setor como referência de verdadeira e rápida recuperação, onde saímos de um cenário financeiro e operacional extremamente crítico para a conclusão de uma transação que reduz substancialmente o passivo da empresa. E tudo isto em menos de cinco anos”.

A negociação durou cerca de dois anos e foi conduzida pela diretoria da Clealco (foto), com apoio da área de finanças corporativas da Czarnikow Group, contratada para buscar junto à companhia uma alternativa definitiva para o seu endividamento, em linha com o plano de recuperação judicial aditado em junho/20.

“A Czarnikow tem muito orgulho de ter assessorado a Clealco nesta transação transformacional. Seguiremos apoiando a companhia e seus acionistas neste novo ciclo que promete ser muito positivo”, destaca Fernando Soares, Senior Manager da Czarnikow Group.

Moagem cresce mais de 70% em três anos

A transação representa o auge do processo de transformação da Clealco e é resultado de uma ampla estratégia de reestruturação iniciada há cinco anos para retomada de rentabilidade da companhia. Nos últimos três exercícios, o grupo alcançou um total de mais de R$ 350 milhões em lucro líquido.

A Clealco, que produz açúcar VHP, etanol e energia, conta com duas unidades produtivas em operação e segue para alcançar uma moagem total de 7 milhões de toneladas de cana de açúcar nesta safra – superando em mais de 70% o volume atingido na safra 19/20, quando ainda estruturava-se o aditamento ao seu Plano de Recuperação Judicial.

O atual momento da companhia, que gera mais de 2,4 mil empregos diretos em cerca de 25 municípios na região noroeste do estado de São Paulo, consolida o seu modelo de gestão, marcado por uma cultura de valorização e desenvolvimento de pessoas, e na construção e implementação de ações focadas na excelência operacional, geração de valor sustentabilidade do negócio.

“A Clealco tem como grande diferencial as pessoas, um time que teve papel decisivo nesta transformação, se destacando pela competência, engajamento e pelo exemplo de resiliência. O sentimento de corresponsabilidade que permeou nossas ações ao longo dos últimos anos fez com que a Clealco se fortalecesse frente às adversidades e registrasse sucessivos resultados recordes. Soma-se ainda a integridade e transparência que sempre tivemos junto aos stakeholders, mantendo uma forte relação com os parceiros, em especial os produtores de cana-de-açúcar”, comenta o CEO.

“Com a contínua evolução de performance que temos alcançado nas operações e a manutenção da geração de caixa em alto patamar, estamos plenamente confiantes de que este marco da nossa transformação vai nos impulsionar a sermos ainda maiores”, diz.

Nova marca

Para simbolizar esse momento, pela primeira vez em 42 anos de história, a empresa realizou um amplo projeto de rebrand. A nova marca preserva as cores originais, características da empresa e escolhida por seus fundadores, ao passo que atualiza elementos visuais importantes, transmitindo leveza, inovação e dinamismo.

“A nova marca da Clealco valoriza a coragem e pioneirismo, perseverança e resiliência dos seus fundadores, reconhecendo também o legado que tem sido mantido de forma veemente pelos atuais Conselheiros de Administração da Companhia; ao mesmo tempo, reflete a transformação e o propósito do negócio”, avalia Rodrigues.

Fonte: portaldoagronegocio

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