Nos dias 17 e 18 de julho, Colatina, no Espírito Santo, foi palco da terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024. O evento, realizado na unidade do Frisa no município, contou com a participação de cinco pecuaristas que apresentaram 719 machos não castrados para avaliação. Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito faz parte de sua 26ª edição e teve o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN).
Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, elogiou a qualidade dos animais apresentados em Colatina. “Esta etapa no Frisa de Colatina é realizada há vários anos, e sempre temos o prazer de avaliar animais com muita qualidade. Neste ano, tivemos lotes excepcionais, que provavelmente vão disputar o título nacional do Circuito. Os Neloristas Capixabas estão de parabéns”, afirmou.
O evento em Colatina contou com uma programação diversificada. Mariane Tufani, da StoneX, apresentou uma palestra sobre “Mercado Futuro”, seguida por Mauricio Velloso, presidente da Assocon, que abordou o tema “Conhecendo o Ciclo Pecuário: esteja blindado contra a euforia e o pânico.” Gustavo Callejon finalizou o dia apresentando os resultados da etapa, que culminou em um jantar de confraternização.
Para Marcos Flavio Teixeira Pereira, diretor de originação e relações institucionais do Frisa, a participação no Circuito é fundamental para a promoção da melhoria genética na região. “Os animais que participam do Circuito são mais precoces e melhor acabados, atendendo aos pré-requisitos de diversos mercados. É uma grande satisfação integrar esse evento, que reúne pecuaristas comprometidos com uma pecuária mais sustentável e lucrativa”, destacou.
A análise dos machos avaliados mostrou que cerca de 81% dos animais possuíam até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma idade aproximada de 2 anos. Quanto ao peso, 68% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme, com um peso médio de 21,8 arrobas.
Premiação e Destaques
O prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Machos foi entregue a Dalton Dias Heringer, da Fazenda Paraíso (Vila Velha/ES), que conquistou a Medalha de Ouro. Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraíso (Mucurici/ES), recebeu a Medalha de Prata, e o Grupo Simão, da Fazenda Cassani (São Roque do Canaã/ES), ficou com a Medalha de Bronze.
Além disso, o prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens foi concedido a Rosen Silva Marques Martins Brotas, da Fazenda Brotas (Montanha/ES), que levou a Medalha de Ouro.
Circuito Nelore de Qualidade
Organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) desde 1999, o Circuito Nelore de Qualidade tem como objetivo fortalecer e promover a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu reconhecimento como produtora de carne de alta qualidade. O campeonato avalia os resultados obtidos pelos produtores em suas diferentes realidades e sistemas de produção.
Com o apoio de empresas como Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, o Circuito é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Na Bolívia, a iniciativa conta com a parceria do frigorífico Fridosa e organização conjunta com a Asocebu, enquanto no Paraguai, a organização fica a cargo da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN), com apoio do frigorífico Minerva.
Os resultados consolidados do Circuito Nelore de Qualidade serão apresentados na Nelore Fest 2024, que acontecerá no dia 7 de dezembro, em São Paulo (SP). Os convites individuais para o evento já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelos telefones (11) 3293-8900 e (11) 99145-2165.
Fonte: portaldoagronegocio