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Agronegócio

China aumenta participação nas compras de produtos agropecuários brasileiros para 35% em apenas um ano: entenda a alta demanda e impactos no mercadoagrícola.

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A China, principal mercado para os produtos agropecuários brasileiros, ampliou sua participação nas exportações do setor em um ano. De agosto de 2023 a julho de 2024, o país asiático representou 35% das exportações brasileiras de produtos agropecuários, conforme dados divulgados pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura.

No mesmo período do ano anterior, a China tinha uma participação de 32,8% nas vendas externas do agronegócio brasileiro. A receita gerada pelos embarques agropecuários para a China totalizou US$ 58,60 bilhões, de um total de US$ 167,41 bilhões reportados pelo setor no período.

Em termos nominais, as exportações de produtos agropecuários para a China aumentaram 10% no período, passando de US$ 53,29 bilhões para US$ 58,60 bilhões. Esse crescimento foi um dos principais fatores responsáveis pela alta geral de 3,2% nas exportações do agronegócio brasileiro.

O principal item exportado para a China foi a soja em grãos, que somou US$ 36,55 bilhões, representando 62,4% das vendas do setor para o país asiático. Em volume, foram exportadas 79,35 milhões de toneladas de soja para a China, um aumento de 24,8% em relação ao ano anterior, correspondendo a 75,7% do total exportado.

Após a China, os Estados Unidos se destacam como o segundo maior destino das exportações do agronegócio brasileiro, com vendas de US$ 10,73 bilhões entre agosto de 2023 e julho de 2024, um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior, o que representa 6,4% do total exportado. Em terceiro lugar estão os Paí Baixos, com 3,1% das exportações e US$ 5,23 bilhões em vendas externas, embora tenha registrado uma queda de 7,3%.

No acumulado de janeiro a julho deste ano, a participação da China nas exportações agropecuárias brasileiras foi de 34,9%, abaixo dos 36,9% do mesmo período do ano passado. Apesar da de 4,5% no valor das exportações para a China, totalizando US$ 34,10 bilhões, a China continua sendo o principal destino dos produtos agropecuários brasileiros.

Os principais produtos exportados para a China em 2024 foram soja em grãos (US$ 24,10 bilhões, representando 70,7%), carne bovina in natura (US$ 3,05 bilhões, com 8,9%), celulose (US$ 2,45 bilhões, ou 7,2%), algodão não cardado nem penteado (US$ 1,17 bilhão, com 3,4%), carne de frango in natura (US$ 745,44 milhões, ou 2,2%) e de em bruto (US$ 640,39 milhões, com 1,9%).

O levantamento foi publicado em meio às celebrações dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comentou: “Nestes 50 anos, tivemos muitas oportunidades comerciais com a China, tanto que ela se tornou nosso maior parceiro. Aqui no Mapa, trabalhamos para avançar ainda mais nas relações econômicas bilaterais.”

Fonte: portaldoagronegocio

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