Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Chegou o momento de iniciar o Vazio Sanitário da Soja na Bahia: o que você precisa saber

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A partir desta quarta-feira, 26 de junho, tem início o Vazio Sanitário da Soja no Estado da Bahia. Esta ação tem como objetivo eliminar as plantas voluntárias nas lavouras do Oeste da Bahia após o período da colheita. A medida está em conformidade com a Portaria N° 056 de 31 de maio de 2024, publicada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Programa Fitossanitário, orienta os produtores rurais sobre a legislação vigente para a cultura da soja no Oeste da Bahia e sobre as boas práticas agrícolas. Estas práticas são essenciais para o manejo eficiente de doenças e pragas, visando a eliminação de plantas hospedeiras e reforçando o cumprimento da legislação fitossanitária.

“Nosso papel é orientar e fomentar estratégias de manejo fitossanitário para o cumprimento da legislação estadual. Este ano, o vazio sanitário tem um calendário diferente dos anos anteriores. Anteriormente, a data estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) era 1º de julho, mas este ano começa em 26 de junho devido à alteração do calendário de semeadura de soja no estado da Bahia”, explica Aloísio Júnior, gerente de Agronegócios da Aiba.

O vazio sanitário é um período contínuo de no mínimo 90 dias, durante o qual os produtores rurais estão proibidos de plantar ou manter plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento nas áreas determinadas. Esta ação visa reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática no ambiente durante a entressafra, minimizando os impactos negativos na safra seguinte.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.