A Cerradinho Bioenergia, atuante no setor sucroenergético e conhecida pela produção de etanol e seus coprodutos a partir de matérias-primas renováveis, como cana-de-açúcar e milho, iniciou nesta quinta-feira (11/7) as operações de sua primeira fábrica de açúcar, localizada no complexo industrial de Chapadão do Céu, Goiás. Após a conclusão dos últimos testes e comissionamentos no início de julho, a nova unidade está pronta para começar a produção.
As obras da fábrica começaram em outubro de 2023, e ela possui capacidade para produzir 1.500 toneladas de açúcar VHP (Very High Polarization) por dia, com um investimento inicial de R$ 289 milhões destinado à sua primeira fase.
“Estamos expandindo e diversificando nosso mix de produtos, reforçando nosso compromisso com a competitividade do negócio. Aproveitando o cenário favorável de preços do açúcar, buscamos adicionar versatilidade à nossa operação. Este é um marco na história da Companhia, e já esperamos os primeiros resultados da operação nesta safra”, afirmou Renato Pretti, CEO da Cerradinho Bioenergia.
Segunda Fase Aprovada
Em maio de 2024, o Conselho de Administração da Companhia aprovou um investimento adicional de R$ 189 milhões para a implantação da segunda fase da fábrica de açúcar VHP. Esta etapa irá aumentar a capacidade de produção em 20 mil sacos de 50 kg do produto por dia, equivalente a 1.000 toneladas diárias. Com a conclusão das duas fases, prevista para a primeira metade da safra 2025/26, a produção anual de açúcar da Cerradinho Bioenergia deverá atingir 540 mil toneladas por safra.
Fonte: portaldoagronegocio