Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Catálogo reúne informações sobre cultivares de café arábica registradas no RNC

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Catálogo reúne informações sobre cultivares de café arábica registradas no RNC

Segundo o pesquisador da Embrapa Café Carlos Henrique Carvalho, apesar desse grande número, atualmente ão plantadas, em grande escala, cerca de 40 cultivares dessa espécie no país. Para apoiar o produtor na escolha de cultivares que atendam às suas necessidades de produção, está sendo lançado o Catálogo de Cultivares de Café Arábica (acesse aqui).

O produtor, ao buscar uma nova cultivar, deve levar em conta fatores como porte, da copa, vigor vegetativo, época de maturação, tamanho da semente, resistência a doenças e a nematoides, tolerância a déficit hídrico, além da produtividade. “Essas características agronômicas foram apresentadas no Catálogo de modo comparativo, tomando-se como referência a cultivar Catuaí, por ser mais conhecida pelos cafeicultores”, explica o pesquisador.

O trabalho, coordenado por Carvalho e com participação de da Fundação Procafé, do IDR-Paraná e da Santinato&Santinato Cafés, apresenta cada uma das cultivares de forma didática, com uso de infográficos, numa linguagem simples e objetiva. A publicação traz ainda um histórico sobre o desenvolvimento de cultivares de café arábica no Brasil e a descrição das principais características agronômicas e tecnológicas das cultivares de café.

“Nossa ideia é levar ao conhecimento do produtor que existem outras 100 cultivares de arábica que foram desenvolvidas com diferentes características como tolerância à doenças e à seca, por exemplo. E temos o propósito de fazer uma atualização constante dessas informações”, acrescenta o pesquisador. Segundo dados de maio, da Conab, a safra conta 1,81 milhões de hectares de área plantada com essa espécie, o que representa 76,56%, de todo o café plantado no país, num total estimado de 6,2 bilhões de covas de cafeeiros.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.