A TIM acredita que para avançar com conectividade no campo brasileiro é preciso contar com parceiros estratégicos. Com a Case IH, marca da CNH Industrial, a colaboração iniciou-se em agosto de 2021 com um projeto inédito no país: a Fazenda Conectada Case IH, localizada em Água Boa, no Mato Grosso. A região foi escolhida estrategicamente para mostrar como a conectividade e a digitalização podem aumentar a produtividade com práticas mais sustentáveis no campo. O 4G da TIM transformou a Fazenda Conectada e também a área de Água Boa, mostrando a importância da tecnologia para o avanço do agronegócio. Já são mais de 26 mil pessoas, 10 centros de saúde, 30 escolas e pelo menos quatro universidades beneficiados com a cobertura na região, além da Case IH, que pode contar com a mesma conectividade disponível em grandes cidades e zonas urbanas para desenvolver um centro de testes para máquinas, equipamentos e soluções.
A cidade de Água Boa faz parte de uma região conhecida pelo desenvolvimento de grãos e presente entre as 30 maiores produções agrícolas no estado, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A conectividade da TIM na fazenda permite que equipes do AFS Connect Center, central tecnológica da Case IH, localizada em Sorocaba, no interior paulista, monitorem toda a operação, mesmo a mais de 1.400 km de distância. O centro de controle também disponibiliza especialistas para dar suporte aos clientes, acompanhando todos os processos de máquinas e equipamentos conectados.
Para Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, o trabalho realizado com a Case IH é mais um exemplo da importância da Agricultura 4.0: “Nos últimos dois anos, colocamos em prática uma série de projetos para a Case IH, cobrindo mais de 3 mil hectares com rede 4G e reunindo as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado. A TIM está conectando máquinas, pessoas e serviços em mais de 12 milhões de hectares pelo país, habilitando a agricultura digital e abrindo caminho para empresas como a Case IH investirem em tecnologia, inovação e no futuro do agronegócio. Hoje, máquinas conectadas auxiliam na rotina de fazendas e são essenciais para mais efetividade e melhores resultados na produção”.
“O objetivo da Fazenda Conectada Case IH é mostrar como a conectividade rural aumenta a produtividade no campo, beneficiando desde a capacidade de produção às despesas gerais da propriedade. Para isso, a parceria com a TIM é essencial e faz parte do DNA do projeto de conectar máquinas, soluções, pessoas e resultados”, comenta Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina.
Fonte: portaldoagronegocio