Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Casa Branca Agropastoril apresenta a 20ª Prova de Desempenho de Touros Jovens Angus, Brahman e Ultrablack: o destaque da pecuária de elite.

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Branca Agropastoril iniciou a 20ª Prova de Desempenho para touros jovens Angus, Brahman e Ultrablack, avaliação coordenada pela profa. Dra Sarah Meirelles, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), de Minas Gerais, ao lado do Prof. Dr. Jaime Tarouco, da do Sul (UFRGS). Realizada desde 2011, a prova identifica animais geneticamente superiores por meio da avaliação periódica de vários indicadores, como desempenho, ganho de peso, morfologia e qualidade de carcaça, além de, no caso específico do Angus, adaptabilidade. Todos os bovinos são alimentados da mesma forma em confinamento durante 56 dias, após breve de adaptação.

A coordenadora da prova é a doutora em zootecnia Sarah Meirelles, professora da UFLA e coordenadora do Grupo de Estudo em Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB). “São 15 dias em preparo para o início dos 56 dias de avaliação. Os animais são destinados aos cochos eletrônicos, onde colhemos dados relacionados ao Consumo Alimentar Residual (CAR). Essa é uma das principais informações geradas na prova, que permite identificar os animais que, mesmo consumindo menor quantidade de alimentos, convertem o que é ingerido em mais peso, sem perder qualidade de carcaça e, ainda, depositar gordura na carne, o que é extremamente valorizado pelo mercado”, explica a profa. Sarah.

Os machos participantes serão avaliados três vezes ao longo dos quase dois meses, rigor que reflete a importância dos critérios de mensuração. “A Casa Branca investe no melhoramento genético de forma contínua, para colocar no mercado animais superiores, contribuindo com o contínuo aumento de produtividade da pecuária nacional. Os professores Jaime e Sarah têm importante participação nesse processo, por isso, agradecemos a eles e à toda a equipe pela parceria de 12 anos”, diz Fabiana Marques Borrelli, diretora na Casa Branca.

Ao todo, participam da Prova de Desempenho 115 machos jovens das raças Angus, Brahman e Ultrablack. A avaliação será finalizada no dia 28 de junho, quando se iniciam as avaliações das informações geradas, incluindo as avaliações de carcaça por ultrassonografia, sob o comando de Jaime Tarouco. 

“Quando a prova é finalizada, temos as informações necessárias para criar um índice, no qual são contempladas várias características de importância econômica. Os melhores animais são ranqueados e identificados como geneticamente superiores”, informa Maria de Lamare, gerente de pecuária da Casa Branca.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.