Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Cartaz orienta sobre coleta de amostras em suínos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Conselho Técnico Operacional da Suinocultura do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa-RS) discutiu ao longo de 2022 a dificuldade relatada por alguns laboratórios credenciados sobre o crescente número de amostras consideradas impróprias. Por isso, em parceria com o Centro de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), desenvolveu um cartaz para orientar os profissionais na coleta, acondicionamento e envio correto de amostras de soro de suínos.

Conforme a médica veterinária Gabriela Cavagni, do Programa de Sanidade de Suídeos da Secretaria da Agricultura, o procedimento correto “evita que o pessoal tenha retrabalho, e tenha que voltar na granja e recoletar”. Além de observar a condição da amostra no tubete, o precisa ficar atento à das embalagens e temperatura no transporte, que não pode ser a 8°C. Conforme Gabriela, a medida também contribui para agilizar a emissão do laudo laboratorial.

Para receber a certificação, as GRSCs precisam ter amostras de soro suíno coletadas e testadas para Peste Suína Clássica, Doença de Aujeszky e Brucelose. O Fundesa providenciou a impressão do cartaz, produzido com material resistente (pvc) para ser afixado nas granjas. A distribuição está sendo realizada pela Secretaria da Agricultura, através das Inspetorias, e pelo IPVDF.

cartaz-coleta-suino

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.