Gerais e irá percorrer 48 regiões agrícolas brasileiras. O objetivo é debater alternativas para a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas.
As inscrições gratuitas estão abertas, conforme detalhado abaixo.
Pesquisadores e analistas da Embrapa começaram esse trabalho em maio de 2022, passando pelos principais polos produtivos agropecuários do país, levando informações e conhecimento a técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais sobre como promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo, diminuir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas.
Em 09, 10 e 11, três caravanas passarão por cidades goianas e do entorno do Distrito Federal: Rio Verde (09), Goiânia (10) e Cristalina (11). As datas das próximas caravanas ainda não estão definidas pela Embrapa, mas seguirão as épocas de plantio de cada polo até o final do ano e a logística de deslocamento dos pesquisadores que farão as palestras. Nossas equipes não poderão passar por todas as cidades importantes. Por isso, cada polo escolhido terá uma cidade como referência, mas técnicos das outras cidades ao seu entorno serão chamados para participar, explica Paulo Galerani, coordenador- geral da Caravana em todo o país.
O chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-Goiás), Elcio Perpétuo Guimarães, destaca o momento de superação que a Caravana FertBrasil representa. “Esta ação nos mostra claramente que, juntos, temos respostas técnicas para ajudar o nosso país a superar de maneira produtiva os momentos de dificuldades, como esses que estamos passando em relação aos fertilizantes. Não tenho dúvidas de que a passagem da Caravana por Goiás deixará marcas extremamente positivas e demonstrarão que podemos ser mais eficientes no manejo dos fertilizantes, em qualquer dos diferentes sistemas de produção presentes no mercado”, afirma Elcio Guimarães.
Apresentações em módulos adaptados a cada região produtora
As palestras de cada edição do evento serão divididas em cinco módulos, adaptados às diversas condições dos biomas brasileiros, que deverão nivelar e customizar as informações para cada uma das regiões produtoras do país. A programação dos três dias em Goiás/Distrito Federal será a mesma, com horários e conteúdos idênticos. A abertura será feita pelo Dr. Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado, membro da coordenação nacional da Caravana Embrapa FertBrasil. O primeiro módulo estará a encardo do pesquisador Ademir Fontana, da Embrapa Solos, com o tema “onde e quando plantar”.
Em seguida, Rafael Nunes, da Embrapa Cerrados, desenvolve o segundo módulo, “Boas Práticas para uso eficiente de adubos NPK”. O tema seguinte, “Novos Fertilizantes e Insumos”, será conduzido pelo pesquisador Juliano Corrêa, da Embrapa Suínos e Aves. Luciano Gebler, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, será responsável pelo quarto módulo, “Soluções Digitais”, com foco no uso de tecnologias e sistemas de informação para manejo sustentável da agropecuária. O quinto e último tema, “Manejo e Sustentabilidade”, será explanado pelo pesquisador Robélio Marchão, da Embrapa Cerrados. O momento que conclui a agenda da Caravana em cada um dos municípios será a abertura para perguntas e debate, tendo por moderador o Dr. Pedro Machado. As inscrições podem ser feitas no endereço: embrapa.br/caravana-embrapa-fertbrasil.
Segundo Paulo Galerani, com essa ação, espera-se sensibilizar lideranças ligadas às cadeias produtivas da agropecuária, além de técnicos, consultores e multiplicadores, para que o Brasil possa superar a crise dos fertilizantes, por meio de capacitação e troca de conhecimentos sistematizados entre os institutos de pesquisa e o setor produtivo. “Faremos isso estabelecendo diálogo da pesquisa com o agronegócio, propondo soluções tecnológicas para cada um desses 48 polos agrícolas”, afirma Galerani.
A Caravana vai abordar questões práticas e de impacto imediato que, ao serem adotadas junto a outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, poderão promover redução de até 20% no uso deste tipo de insumo agropecuário no país, já na safra 2022/23, com resultados de até um bilhão de dólares em economia para o produtor rural brasileiro.
O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição, atrás de China, Índia e Estados Unidos. Contudo, enquanto esses três países se apresentam também como grandes produtores mundiais desses insumos, em 2012, nós importamos cerca de 89%, das 43 milhões de toneladas aplicadas na produção agrícola. A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil e, junto com a Bielorrússia, entrega mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente. Em nosso país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo.
Alinhamento e debate
Ao final das apresentações da Caravana, em cada polo produtivo, será realizado um alinhamento das necessidades de conhecimento tecnológico, seguido de um amplo debate sobre os principais problemas encontrados em cada região. Em algumas regiões será demonstrada ainda, a eficiência de algumas das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa por meio de Unidades Demonstrativas de Referência Tecnológica.
As atividades presenciais serão voltadas para técnicos de extensão rural, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, e produtores líderes, pretendendo atingir cerca de 10 mil profissionais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe de pesquisadores e analistas da Embrapa e parceiros que integrarão cada Caravana.
A Embrapa pretende modular digitalmente o conhecimento sistematizado para alimentar um hotsite e contribuir para construção de ampla plataforma digital de conhecimento sobre o tema, que poderá ser ofertado à multiplicadores de referência, tais como CNA, SENAR, EMATER e cooperativas agroindustriais.
A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa e da Rede FertBrasil. Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert, além dos correalizadores regionais: Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (ACIRV), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Completta Consultoria e Assessoria, Instituto Federal Goiano – IF Campus Cristalina e Sindicato Rural de Cristalina.
Mais informações: https://www.embrapa.br/caravana-embrapa
SERVIÇO:
- CARAVANA EMBRAPA FERTBRASIL
- Cidade: Rio Verde (GO)
- Local: Auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde – ACIRV
- Rua Dona Maricota, Nº 199 Setor Jardim Marconal – Rio Verde
- Data: 09 de maio (terça-feira)
- Horário: das 8h às 12h
- Inscrição gratuita: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/rio-verde
- CARAVANA EMBRAPA FERTBRASIL
- Cidade: Goiânia (GO)
- Local: Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG
- Rua 87 Nº 708 – Setor Sul
- Data: 10 de maio (quarta-feira)
- Horário: das 8h às 12h
- Inscrição gratuita: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/goiania
- CARAVANA EMBRAPA FERTBRASIL
- Cidade: Cristalina (GO)
- Local: Instituto Federal Goiano – Campus Cristalina
- Rua Araguaia, SN, Loteamento 71, Setor Oeste
- Data: 11 de maio (quinta-feira)
- Horário: das 8h às 12h
- Inscrição gratuita: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/cristalina
Fonte: portaldoagronegocio