Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Capal promove 4ª edição do Desafio da Cevada e destaca crescimento da cultura nos Campos Gerais

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Capal Cooperativa Agroindustrial sediou, nos dias 13 e 14 de agosto, em Arapoti (PR), a 4ª edição do Desafio da Cevada, um evento que reuniu de seis cooperativas que integram a Maltaria Campos Gerais. O encontro foi dedicado a debates sobre os benefícios econômicos da cevada, técnicas de manejo, tendências de mercado e viabilidade da cultura. Com a de 230 cooperados e funcionários das cooperativas Capal, Agrária, Bom Jesus, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia, o evento reforçou o papel estratégico da cevada na diversificação de culturas na região.

Adilson Roberto Fuga, presidente executivo da Capal, expressou grande satisfação em sediar o evento, ressaltando o cuidado com a organização e a segurança dos participantes. “Foi um orgulho para a Capal assumir a organização deste evento. Preparamos tudo da melhor forma possível para receber as seis cooperativas aqui em Arapoti, com especial atenção à segurança dos participantes, minimizando riscos”, afirmou Fuga.

Entre os participantes, Eraldo André Gebeluca, cooperado da Coopagrícola, destacou a segurança e a tranquilidade durante o trajeto de campo, que incluiu a apresentação de variedades de cevada e explicações técnicas sobre o cultivo do cereal. “A organização foi impecável, tudo muito bem programado”, elogiou Gebeluca.

Tiago Moreira, agricultor da cooperativa Bom Jesus, também valorizou a organização e a qualidade das palestras. “Aprendi muito durante o evento”, comentou. “O trajeto foi excelente e as pessoas muito acolhedoras”, acrescentou. Nesta edição, além das apresentações sobre o mercado e as perspectivas para a cevada, foram discutidos temas técnicos, como controle de pragas e doenças, manejo nutricional e novas cultivares.

Cevada: Segurança e Liquidez para os Produtores

Eliel Magalhães Leandro, diretor comercial da Capal, ressaltou a crescente importância da cevada nos Campos Gerais do . Segundo ele, a cultura oferece uma alternativa estratégica para a rotação de culturas, especialmente em conjunto com o , além de representar uma fonte adicional de renda para os cooperados. “Buscávamos uma cultura de inverno alternativa, e encontramos na cevada uma excelente opção. A cevada tem se mostrado altamente adaptada à nossa região, e dentro do projeto com a Maltaria Campos Gerais, temos visto seu grande e qualidade”, afirmou Leandro.

Ele destacou ainda que, entre as seis cooperativas envolvidas na produção de cevada, a Capal tem se destacado pelo crescimento significativo na área cultivada. Nesta safra, foram plantados 15.827,86 hectares de cevada, com uma produção estimada de 57.000 toneladas. Além disso, Leandro mencionou que a cultura da cevada oferece vantagens comerciais significativas, como melhor liquidez, uma vez que seu preço está atrelado ao dólar, conferindo maior estabilidade financeira aos produtores em meio às oscilações do mercado interno.

O Desafio da Cevada é um evento anual e itinerante, que alterna sua sede entre as cooperativas Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia, além da Fundação ABC e Fapa. Este ano, o evento contou com o patrocínio da Ihara.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.