Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Caoagro: Atuação destaque na Segurança do Agronegócio, elogiada pela FAESC

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) expressou sua satisfação com a atuação do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) da Polícia Civil catarinense. Os números de 2024, recentemente divulgados pelo órgão, revelam um total de 327 boletins de ocorrência em 140 municípios, representando um aumento de 3,5% em comparação com o ano anterior. Esse incremento, em parte, é resultado da expansão dos canais de denúncias, como a Deleagro Virtual e o Disque Denúncia Agro.

O furto de bovinos (abigeato) foi o crime mais reportado, com 28,4% dos boletins comunicados em 2024, totalizando 273 animais furtados, um aumento de 13,7% em relação ao ano anterior. As Delegacias Regionais de Polícia (DRP) de Chapecó, Lages e São Miguel do Oeste foram as que mais registraram ocorrências contra o agronegócio.

O vice-presidente executivo da FAESC, Clemerson Argenton Pedrozo, destacou a importância da transparência do Caoagro ao divulgar esses números, permitindo que produtores e comunidade compreendam os desafios enfrentados em relação à segurança no campo. Pedrozo ressaltou ainda que a segurança rural é fundamental para o crescimento sustentável do setor, além de atrair investimentos e promover o bem-estar dos produtores.

O coordenador do Caoagro, delegado Fernando Callfass, enfatizou a importância dos pontos focais do Centro de Apoio, criado em 2023, para aprimorar a repressão qualificada em todas as regiões do estado. Além das investigações, o Caoagro realizou operações de preservação do status sanitário, flagrando crimes ambientais, interditando abatedouros clandestinos, entre outras ações.

José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema FAESC/Senar-SC, elogiou a atuação do Caoagro e destacou a preparação do Estado para combater os crimes no agronegócio. Ele ressaltou que o órgão promove uma repressão qualificada dos delitos que preocupam a classe produtiva.

O Caoagro mantém sua sede em Chapecó, onde concentra os boletins de ocorrência registrados no estado. Para fazer denúncias, os cidadãos podem acessar o WhatsApp (49) 99173-8826, serviço que funciona 24 horas por dia e garante a preservação da identidade dos denunciantes.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.