O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, o índice era de 83%.
Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2022/23, de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 54,26 milhões de sacas até o dia 09 de agosto.
A colheita está no mesmo patamar de igual período do ano passado. Os trabalhos estão atrasados contra à média dos últimos 5 anos, que é de 91%.
Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita de café no Brasil diminuiu um pouco o ritmo na última semana, o que é característico em etapas finais de trabalho. A colheita de conilon está praticamente encerrada, restando apenas uns poucos repasses. Já no arábica entra na sua reta final, indica.
A colheita de arábica chega a 84% da produção, superando ligeiramente os 83% colhidos em igual período do ano passado, mas ainda abaixo dos 87% de média dos últimos 5 anos para o período. Já os trabalhos com conilon se alcançam o 97% do potencial da safra e estão bem perto do final.